TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edipo Rei De Sofocles

Trabalho Escolar: Edipo Rei De Sofocles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  3.206 Visualizações

Página 1 de 4

OBRA ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES:

1- Quem foi Sófocles?

Sófocles foi um poeta que, nasceu no ano de 496 a. C. em Colono. Durante sua longa vida Sófocles presenciou a expansão do império ateniense, seu apogeu e decadência. Participou ativamente da vida política de sua pátria; foi tesoureiro-geral de Atenas e foi eleito no mínimo por duas vezes estratego (comandante do exército em expedições militares). Além disso, compôs aproximadamente 123 peças teatrais e obteve 24 vitórias nos concursos trágicos; sendo que 76 de suas obras foram premiadas; ainda alcançou segundo lugares em outros concursos literários em Atenas. Sete de suas obras merecem destaque: Aias, Antígona, Édipo Rei, Traquínias, Electra, Filoctetes e Édipo em Colono. Faleceu em 406 a. C. em Colono.

2- Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

Édipo em Colono: Seus antecedentes estão em grande parte no Édipo Rei. Foi escrito por Sófocles pouco antes de ele morrer, só apresentado postumamente, sendo prolixa. Nela, o poeta usa mais os meios externos e recorre mais aos efeitos visuais e auditivos, sendo mais melodramático e menos trágico. A peça não termina num desastre, e sim na reconciliação entre o herói infeliz e os deuses, com a mudança da má sorte para a boa sorte, relatando os últimos dias da vida de Édipo, tornando-o episódico.

Antígona: A temática principal é um choque do direito natural, defendido pela heroína, com o direito positivo, representado por Creonte. Surgem ainda os temas do amor, que leva Hêmon ao suicídio; do orgulho, que leva Creonte ao desespero; do protesto dos jovens contra a prepotência dos pais.

3- Pesquise sobre os antecedentes que marcaram a história de Édipo.

Laio nutria em sua juventude uma paixão mórbida por Crísipo, filho de Pêlops, inaugurando assim, segundo alguns autores, os amores homossexuais. Laio foi amaldiçoado por Pêlops, que desejou que Laio não deixasse descendente. Logo após, casa-se com Jocasta. Como castigo pelo seu relacionamento antinatural com Crísipo, recebe a profecia do Oráculo que, se nascesse um filho dele com Jocasta, esse o mataria. Tentando fugir da maldição, tenta se livrar do filho, mas o destino salva-o, colocando-o, tempos depois em condições de se cumprir a revelação. A peça gira em torno da descoberta por Édipo dos fatos terríveis que motivaram o castigo divino, a peste, que se abatia em seu reino.

4- Elabore um texto resumindo a tragédia Édipo Rei.

A peça gira em torno da descoberta por Édipo dos fatos terríveis que motivaram o castigo divino sobre Tebas, a peste. Com efeito, a partir da volta de Creonte coma a resposta do oráculo, há um crime, o assassínio de Laio, um investigador interessado em elucidá-lo e punir o culpado, a busca às testemunhas, ao assassino, interrogatório e finalmente a descoberta do criminoso.

E a descoberta resulta quase inteiramente da insistência do próprio criminoso em elucidar os fatos. Édipo, que já mandara Creonte, seu cunhado, consultar o oráculo, desencadeando os acontecimentos que levariam à identificação do culpado, manda buscar o adivinho Tirésias e o obriga a falar, apesar da relutância do velho.

Insistindo sempre em seu propósito, Édipo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com