TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação E Diversidade

Dissertações: Educação E Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

Tema 2 : Escola e Cultura

1 - Por que os tempos sempre mudam e as escolas devem se atualizar junto a essas mudanças em busca de absorver e entender todas as culturas dentro da sociedade.

Há pouco tempo, a escola não se importava com os grupos marginalizados, e hoje em dia não o papel das escolas é a inclusão desses grupos dentro da sociedade e plantar um pensamento diferente e positivo, valorizando a todos independente de religião, ou até mesmo opção sexual.

2 - d) As definições I, II e III estão corretas.

3 - Analise as afirmações a seguir e assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.

a) As questões culturais podem e devem ser ignoradas pelos educadores educadoras.(F)

b) A escola deve ser considerada como um espaço ecológico de cruzamento de culturas.(V)

c) Não há educação que não esteja imersa nos processos culturais do contexto em que se situa.(V)

d) Não existe nenhuma relação intrínseca entre educação e cultura.(F)

e) A necessidade de reinventar a educação não tem a menor relação com as questões culturais.(F)

4 - Sobre a importância da educação como agente transformador social, preencha as lacunas abaixo:

a) “A educação é hoje unanimemente considerada um dos principais veículos dê socialização e de promoção do desenvolvimento individual.

b) Inserindo-se num contexto histórico, social e cultural mais amplo.

c) os sistemas acabam por ilustrar os valores que orientam a sociedade e que esta quer transmitir.

d) É neste sentido que se pode falar, globalmente de uma cultura, que se cria e preserva através da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade,

e) e especificamente, numa cultura escolar, isto é, num conjunto de aspectos, transversais, que caracterizam a escola como instituição”.

5 - c) A cultura é um componente importante no e para o processo educacional e a escola deve envolver cultura com educação.

6 - Umas das principais razões que interfere no reconhecimento cultural do indivíduo são:

O Fracasso-Sucesso Escolar - Velhos Problemas, Novos Olhares: Cultura do fracasso que é alimentado e reproduzido através do preconceito de raça, gênero e classe e exclui porque reprovar faz parte da prática de ensinar e apreender e avaliar.

O Peso da Cultura Escolar: Dentro do processo de aprendizagem passa a ser avaliado como qualquer processo de produção o produto escolar estaria condicionado pelos materiais empregados e pelos recursos utilizados: os alunos, suas aptidões, suas deficiências; e os recursos didáticos, os conteúdos, as competências dos mestres, a eficiência das técnicas. Se os materiais e recursos forem de boa qualidade, teremos sucesso escolar. Se forem de baixa qualidade, teremos fracasso escolar.

Escola - Instituição Excludente: As chamadas de atenção sobre a cultura do estigma e da exclusão das camadas populares e seus efeitos sobre o rendimento escolar não são novas. As pesquisas que poderiam trazer maior novidade seriam aquelas que aprofundassem a compreensão das formas sutis em que essa cultura do estigma se materializa na instituição escolar e impregna todas suas práticas. Por exemplo, as crianças das camadas populares são colocadas em condições de instrução menos exigentes, em classes especiais; os conteúdos são reduzidos ao mínimo; o currículo é adaptado às suas "condições "etc. A proposta, hoje tão frequente, vai nessa direção: facilitar a passagem de série, eliminar a reprovação por decreto, mas mantendo a cultura escolar seletiva, hierarquizada a, seriada e gradeada.

Novo Ordenamento para a Educação Básica: Chegamos a uma terceira hipótese presente na nossa análise: o fracasso escolar é inseparável da redução do direito à educação básica a um processo disciplinar e seriado de ensino-aprendizagem.

7 - Não há educação que não esteja imersa na cultura da humanidade e, particularmente, do momento histórico em que se situa. A reflexão sobre esta temática é co-extensiva ao próprio desenvolvimento do pensamento pedagógico. Não se pode conceder uma experiência pedagógica “desculturizada”, em que referência cultural não esteja presente.

8 - Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com