TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Ludica

Dissertações: Educação Ludica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.711 Palavras (7 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 7

ATPS

Tema: Educação Lúdica

1ª e 2 ª Séries

Matéria: Filosofia da Educação

Profº Ângelo Cobra

Introdução:

O brincar faz parte da vida de todos os seres humanos, e isto se torna importante na vida escolar.

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia.

Frente essa realidade, estudamos e analisamos a importância do Brincar na vida das crianças, inseridas na escola.

Conceito:

É uma forma de aprender com jogos e brincadeiras e está presente na humanidade desde o seu inicio.

Brincadeiras e jogos fazem parte do mundo da criança .E através disso se trabalha o lúdico, sem abandonar a seriedade e a importância dos conteúdos a serem apresentados.

A criança aprende a desenvolver a percepção, a imaginação (criatividade), a fantasia e os sentimentos. Interagindo com o meio que a cerca, estabelecendo relações sociais, adquirindo conhecimento e se desenvolvendo integralmente.

O lúdico ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora, a percepção de cores e de formas geométricas. Aprende a desenvolver o ato da integração com outras crianças, estimula a sensibilidade visual e auditiva, a valorização da cultura popular, aumentando a auto estima e fortalecendo a independência.

É de suma importância, os jogos e brincadeiras no processo pedagógico, os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas que permite o desenvolvimento infantil dentro da educação fazendo com que seja mais prazerosa, pois brincar faz parte do mundo da criança.

O ser humano, nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração, se desenvolvendo como um ser participativo, critico e criativo.

Também se tornam autoras de seus papéis, escolhendo, elaborando e colocando em prática suas fantasias, muitas vezes sem a intervenção do adulto, podendo decidir sozinha o que e como quer brincar.

Na brincadeira, vivencia concretamente a elaboração e as negociações de regras de convivência, a representação dos diversos sentimentos, das emoções e das construções humanas. No brincar espontâneo podem registrar ações lúdicas a partir da observação, registro, análise e tratamento.

É possível também, fazer o mapeamento da criança em sua trajetória lúdica, durante sua vivência dentro de um jogo ou de uma brincadeira, buscando dessa forma, entender e compreender melhor suas ações, realizando intervenções e diagnósticos mais seguros, ajudando o indivíduo ou o coletivo.

O lúdico é uma das maneiras mais eficazes de desenvolver o aluno nas atividades, pois permite um desenvolvimento e uma visão melhor de mundo. Através dele a criança aprende a se expressar, analisar criticar e transformar em realidade e redefinir valores.

Jogo e Brincadeira:

O jogo é uma atividade voluntária, que segue regras livremente consentidas. E é acompanhado de tensão, euforia e tem consciência de ser diferente do cotidiano, do formal, do padrão.

Brincar é viver, pois a criança aprende a brincar brincando e brinca aprendendo. E a capacidade de brincar a estimula encontrar solução para os problemas que as rodeiam enquanto crianças. Compreender, o jeito particular de cada criança é o grande desafio da educação infantil.

Na realidade o educador se torna um pesquisador, procurando entender cada criança e trabalhar no seu desenvolvimento. Mas para atingir esse fim, é necessário que os educadores repensem o conteúdo e sua prática pedagógica, substituindo a rigidez pela alegria e o entusiasmo de ensinar e assim a criança aprenderá com entusiasmo e terá prazer em aprender.

O jogo está associado tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade estruturada e organizada por um sistema de regras mais explícitas.

Exemplos como: Jogo de Mímica, de Cartas, de Faz-de-conta, entre outros, uma característica importante do jogo é a sua utilização tanto por crianças quanto por adultos, enquanto que o brinquedo tem uma associação mais exclusiva com o mundo infantil.

E lembrando que um mesmo jogo, brinquedo ou brincadeira para diferentes culturas pode ter diferentes significados, isto quer dizer que é preciso considerar o contexto social onde esta inserida.

Por exemplo o brincar de Boneca: Objeto que pode ser utilizado como brinquedo em uma cultura, ser considerado objeto de adoração em rituais ou ainda um simples objeto de decoração.

Arco e Flecha: Objeto que pode ser utilizado como brinquedo em uma cultura, mas em outra cultura é um objeto no qual se prepara às crianças para a caça e a pesca visando à sobrevivência. É importante que as pessoas envolvidas na pesquisa do lúdico acreditem que o jogo, o brinquedo e a brincadeira terão um sentido mais profundo se vierem representados pelo brincar.

A Educação é uma maneira diferente de ensinarmos as atividades a criança, por exemplo; podemos ensinar geometria e ao mesmo tempo relação de cores, se pegarmos um jogo de memória com desenhos em formas geométrica, o qual as vezes torna mais fácil a maneira de aplicar a atividade, e a criança memoriza rápido, devido a brincadeira, o divertimento.

Também podemos utilizar jogo de memória com alfabeto, números, desenhos de plantas e de animais, etc.

A educação lúdica dá apoio às crianças quando já estão cansadas de ficar dentro da sala de aula, e dependendo da idade a criança não consegue ficar com a atenção voltada por muito tempo ao que o professor quer ensinar; e aí entra a educação lúdica, ela ajuda tanto crianças no aprendizado quanto o professor no ensinar, facilitando a maneira de as crianças tomarem conhecimentos de certas coisas, através da brincadeira. Pois para a criança é apenas uma brincadeira, mas mal sabem eles que estão aprendendo e sendo avaliados brincando.

A educação lúdica pode ser também praticada em casa, o qual reforçará o conhecimento e crescimento da criança em relação ao seu aprendizado.

Temos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com