TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estetica

Projeto de pesquisa: Estetica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

ESTETICA

A estética, mesmo na filosofia, tem a função principal de exprimir de modo sensível a beleza.

Etimologicamente a palavra estética vem do grego aisthesis – “faculdade de sentir”. Enquanto disciplina filosófica, a estética se relaciona com as teorias da criação e percepção artística.

ARTE E REALIDADE

Uma das discussões mais antigas –e também profícuas –

a respeito da arte, independentemente de qual seja sua forma de expressão, é a sua função no mundo,sua relação com a “ vida real”. À arte bastaria apenas pautar-se em fundamentos estéticos? Ou não seria de grande valia preocupar-se com a estética, em detrimento do conteúdo, de valores morais ou preocupações éticas na sua feitura?

O BELO E A QUESTÃO DO DO GOSTO

A estética se depara com questões como “O que é belo?”.

Para Platão, o belo deve se aproximar do ideal universal, não estando vinculado às obras individuais.

O Classicismo funda a estética normativa, onde o objeto é que possui qualidades, independentemente da percepção subjetiva do seu observador.

Acirrando a polêmica, filósofos empiristas como David Hume, classificam a beleza de acordo com o gosto individual.

Segundo Kant, o belo é “aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente”. O Belo é uma qualidade atribuída ao objeto, de acordo com a nossa subjetividade.

Em seguida, Hegel afirma que o conceito de Belo é mutável, acompanhando a mutabilidade dos fatos históricos, da passagem do tempo.

Atualmente cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza, percebida pela experiência estética individual.

Após várias concepções do que seria feio, uma obra feia seria o resultado de falhas na sua execução, ou seja, uma obra mal feita e, por conseguinte não se classificaria como obra de arte.

A subjetividade em relação ao objeto estético tem que se preocupar com o conhecimento, com as particularidades do objeto em detrimento das preferências. O sujeito tem que estar disposto a compreender uma obra, independentemente de suas inclinações pessoais.

ARTE E TÉCNICA

Arte - do latim ars; corresponde ao termo grego techne (técnica); significa: o que é ordenado ou toda espécie de atividade humana submetida a regras. Seu campo semântico se define em oposição ao acaso, ao espontâneo e ao natural.

Arte é um conjunto de regras para dirigir uma atividade humana qualquer.

Platão A concepção platônica considera a arte uma forma de conhecimento. Não distinguia a arte das ciências nem da Filosofia (como a arte, estas são atividade ordenadas).

Distinguia 2 tipos de arte ou técnica: 1) Judicativas – dedicadas apenas ao conhecimento; 2) Dispositivas ou imperativas – voltadas para direção de uma atividade, com base no conhecimento de suas regras.

Aristóteles Aristóteles toma a arte como atividade da prática. Estabelece duas distinções: a primeira distingue ciência e filosofia (necessário – o que não pode ser diferente do que é); arte ou técnica (possível/contingente – o que pode ser diferente do que é); a segunda é feita dentro do campo do contingente, entre ação (práxis) e fabricação (poiesis).

Plotino Distingue artes cuja finalidade é auxiliar a Natureza (medicina, agricultura) daquelas cuja finalidade é fabricar objetos com os materiais oferecidos pela Natureza (artesanato).

Varrão A classificação das artes seguirá padrão determinado pela estrutura social fundada na escravidão (despreza o pelo trabalho manual). Divide as artes em (perdurará do séc. II d. C. ao XV):

Liberais - dignas do homem livre (gramática, retórica, astronomia, lógica, aritmética, música)

Mecânicas - própria do trabalhador manual/servil (medicina, arquitetura, agricultura, pintura, escultura, olaria etc)

Idade Média

Tomaz Aquino Justifica classificação. Artes que dirigem o trabalho da razão e as que dirigem o trabalho das mãos. A alma é livre e o corpo é sua prisão. Assim, as artes liberais são superiores às mecânicas.

Renascimento Humanismo dignifica o corpo humano. Tal dignidade se traduz na batalha e a conversão das artes mecânicas à condição de liberais. Com o desenvolvimento do capitalismo, o trabalho passa a ser considerado causa e fonte de riquezas. Tal valorização acarretou também a das artes.

Final século XVII e

século XVIII Distinguiram-se as finalidades das artes mecânicas:

- Finalidade é serem úteis aos homens (medicina, agricultura, culinária, artesanato);

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com