TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explique o que é o Renascimento?

Tese: Explique o que é o Renascimento?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  209 Visualizações

Nome: Ricardo Fluck

Data: 03/12/14

Matéria: Filosofia

1-Explique o que foi o Renascimento?

Foi um movimento cultural e simultaneamente um período da história europeia, considerado como o final da Idade Média e o início da Idade Moderna. O Renascimento é normalmente considerado como tendo começado no século XIV na Itália e no século XVI no norte da Europa. Também é conhecido como Rinascimento (em italiano).

2-Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante á política e a Religião.

Em relaçao à politica, as mudanças estabelecidas foram o fim do feudalismo e o implantaçao do absolutismo monarquico. A burguesia surgiu e tinha poder economico. Eram quem financiava os movimentos renascentistas. Em relaçao à religiao, o poder da igreja catolica estava agora em declinio. O absolutismo tinha por direto o poder de exercer maior influencia que a Igreja catolica. Nesse momento, as constestaçoes à tais crenças estavam em conflito. O cristianismo nao era mais a tese de tudo e o homem foi colocado como centro de tudo, a isso deu-se o nome de antropocentrismo e a posiçao dada à Deus foi a ideia de que este nao seria o criador de tudo e todas, mas apenas uma força positiva presente na natureza e so. Isso foi duramento refutado e criticado pela igreja catolica.

3-Embora divergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum.Cite dois deles e comente-os.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com