TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO: O Universo espiritual da pólis

Por:   •  15/1/2018  •  Resenha  •  1.036 Palavras (5 Páginas)  •  1.757 Visualizações

Página 1 de 5

Faculdade São Bento da Bahia
1º Semestre
Disciplina: Introdução à Filosofia
Docente: Sandro Nogueira
Discente: Rafaela Pimenta Lacerda


FICHAMENTO

VERNANT, Jean Pierre. “O universo espiritual da pólis”- As Origem do Pensamento Grego. Rio de Janeiro: Difel, 2002. P. 34-47.

- O sistema da Pólis tinha a palavra como o maior instrumento de poder. A força de persuasão (Peithó) dentro de debates assegura a vitória entre os oradores diante do público. A política e o logos (razão) formam uma relação de reciprocidade, pois a política seria a arte da linguagem e o logos se realiza na linguagem e revela a sua relevância através de suas regras e eficácia na função política.

- O texto de Vernant revela que na pólis, era dada uma grande publicidade às manifestações importantes da vida social. Segundo ele, a pólis só existe na medida em que a vida pública. Toda essa publicidade permite a todos apreender e direcionar o olhar para o conjunto das condutas, processos e conhecimentos antes restritos aos reis (basileus) e aos ligados ao divino. A cultura também se torna acessível à todos do grupo, permitindo que os elementos e fatores que a compõem sejam levados publicamente, sujeitos a críticas e controvérsias (não se conservam mais como garantia de poder).

- A Palavra era o instrumento da vida política a escrita é quem vai servir de no campo intelectual, para divulgar os conhecimentos que antes eram restritos e assim se torna o meio de uma cultura comum. A escrita passou a ter o mesmo direito da fala e tornou-se elemento básico na educação grega (Paideia).

- O autor aborda que com a escrita, torna-se possível redigir leis para a cidade, as tornando permanentes e fixas. Antes do regime da Cidade a Dike (justiça) na terra dependia de reis e no céu era soberana e inacessível. Porém, ainda com seu valor ideal, a Dike vai se realizar na lei pertencendo agora ao plano humano. A justiça e a lei tornam-se regra comum a todos, mas sendo superior a todos, embora não esteja livre a críticas e discussões e possa se modificar – mas ainda sim considerada como sagrada.

- Através da escrita, ambicionava-se com o conteúdo escrito que a mensagem contida fosse o bem comum para cidade e assim como a leia, pudesse se impor as pessoas e uma vez exposta, demonstrasse a sabedoria da mensagem escrita e de quem a escreveu, constituindo-se em si mesma como verdade. A verdade do sábio era segredo religioso, vinda de algo superior e inacessível, porém com a escrita a verdade é retirada do grupo fechado das seitas e se torna pública para a cidade, acessível a todos e livre para o debate político até ser aceita e reconhecida.

- Os antigos sacerdócios tinha parte com o divino e com o surgimento da pólis o proveito que os sacerdócios tinham se transformaram em cultos oficiais para a cidade. “A proteção que a divindade reservava outrora a seus favoritos vai doravante exerce-se em benefício da comunidade toda.” (p.38). o sacro, antes reservado aos reis em seus palácios e as casas de sacerdotes, passa a ficar sob o olhar da cidade nos templos e transforma-se em ensinamentos sobre os deuses.

- “(...)as fórmulas ocultas se despojam de seu mistério e seu poder religioso para se tornarem as “verdades” que os Sábios vão debater”. (p.38)

- Vernant demonstra que o processo para a vida social em publicidade se deu por etapas e enfrentou dificuldade. Mesmo na política, onde as coisas se tornavam publicas e acessíveis a todos, santuários secretos, oráculos privados, coleções divinatórias não divulgadas reservadas a certos magistrados existiam. A salvação da cidade também era posta em relíquias (ossos de heróis) que ficavam reservados do público, sob o risco de sua publicidade arruinar o Estado.

- “O ‘racionalismo’ político que preside ás instituições da cidade se opões certamente aos antigos processos religiosos do governo, mas sem por isso exclílos de maneira radical”. (p. 39)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com