TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Seminário: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  Seminário  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 8

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

A atividade nos foi posta em forma de desafio, desmembrando-se em etapas. Em sentido geral, Atividade Supervisionada –ATPS, constitui-se em exercício reflexivo do conceito de filosofia, outras formas de conhecimento envolvendo o senso comum e a consciência filosófica do mundo, acrescida de estudos sobre as correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social.

Em termos específicos as etapas do desafio se constituem no passo a passo sobre o conteúdo geral da disciplina. Especificado da seguinte forma:

Etapa 1, explicitar as concepções iniciais sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidade nas tarefas básicas, que estão colocadas para a Filosofia na sua relação com o Serviço Social.

Etapa 2, compreender o conceito de Filosofia, relacionando-o com as formas de conhecimento e as linhas do Serviço Social.

Etapa 3, compreender e refletir sobre as tarefas da Filosofia: antropológica de reflexão ética e moral; epistemológica e de reflexão política e social.

Etapa 4 estabelecer um paralelo entre o conhecimento prévio apresentado na Etapa 1 desta ATPS e as vivências e estudos das etapas seguintes, apresentando, de forma criativa, uma compreensão das tarefas da Filosofia: antropológica de reflexão ética e moral; epistemológica e de reflexão política e social.

O objetivo do desafio é a elaboração de um relatório final sobre a Filosofia aplicada ao Serviço Social.

Nesta Atividade Prática Supervisionada - ATPS procura-se através das diretrizes do desafio “passo a passo” compreender o significado social da profissão do Assistente Social e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenário internacional e nacional, ao aprimorar as possibilidades de ações contidas na realidade.

Como foco da questão social aborda-se os dilemas e riscos da modernidade. Quais sejam: Globalização da economia e o processo Tecnológico; Urbanização e Industrialização; Pobreza e Injustiça Social, e Preconceito.

Reflete-se sobre a importância da filosofia para se “decifrar” a sociedade e o mundo, acreditando-se que somente através da filosofia e do pensamento crítico se pode desconstruir a sociedade em pequenas parcelas e repensá-las transformando os programas e ações em projetos sociais e coletivo.

Portanto, procura-se através do contexto de democracia, cidadania e ética entender como nossas ações têm efeitos sobre a sociedade, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.

O Serviço Social é uma necessidade compreendida pela sociedade a fim solucionar necessidades que surgem de acordo com as transformações geradas, tanto pelo mundo social quanto pelo mundo do trabalho. Por isso este estudo relata e identifica as demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social.

A equipe se reuniu para responder as questões da etapa 1. O início foi meio difícil, pois havia uma falta de entendimento por parte de alguns integrantes para iniciar a etapa. Porém, estabelecido o consenso dentre as contestações, opiniões e pendências a respeito das indagações filosóficas a equipe decidiu refletir sobre cada questão relatando apenas o resultado consensual.

Através do cruzamento das percepções se conclui que o ser humano é um ser diferente dos outros animais biológicos produzidos pela natureza. São também seres culturais que modificam a condição natural das coisas e que o meio cultural determina importantes aspectos da formação do homem.

Quando o ser humano, através da linguagem expressada na cultura ou no mundo em que vive distingue o que é real do que é ilusão diz-se que ele está vivendo no mundo real, pois, embora a realidade existindo fora dele, ele pode percebê-la e conhecê-la tal como ela é. Pois é a percepção que se tem dos objetos que os torna reais.

Os seres humanos não vivem sozinhos no mundo, tampouco vivem sozinhos no mundo das atividades sociais como comumente é entendido. O homem como membro de uma sociedade adquire hábitos e assimila a sua cultural de forma tão normal que quem aprende não percebe que está aprendendo algo com alguém ou uma situação.

A sociedade humana é formada de pessoas que têm necessidade umas das outras para continuar a espécie, buscar seus objetivos e realizar sonhos. É o outro que ajuda na busca por alimento e abrigo e no mundo moderno os seres humanos têm necessidades materiais e espirituais. Cada um precisa de afeto, atenção, carinho, respeito. Viver em sociedade é uma necessidade vital para o ser humano.

Conhecimento é uma “imagem” ou “reprodução” mental da coisa conhecida. O conhecimento tem o poder de transformar a opacidade da realidade em caminho translúcido. Assim de posse de um conhecimento claro o home age com certeza, segurança e precisão, com menos riscos e menos perigos.

Cidadania é o atributo que relaciona o ser humano com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, expressando a igualdade dos indivíduos perante a lei que diz respeito àquela sociedade organizada.

A qualidade de vida e o bem estar Social e coletivo são termômetros de nossa situação de cidadão, pois a qualidade de vida envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também: saúde educação, poder de compra, habitação, saneamento básico etc. É a participação coletiva do conjunto dos bens socialmente produzidos.

O problema do preconceito racial (negros e índios) reside na falta de oportunidade da população brasileira e o acesso destas aos bens e direitos produzidos coletivamente.

Da mesma maneira que fora o padrão de organização anterior, seguiu-se os procedimentos seguintes para realização, propriamente dita, do fechamento e conclusão da etapa 1.

Para o fechamento desta etapa, conforme sugere a ATPS, a equipe fez um cruzamento das percepções de cada participante para então concluir o relatório onde podemos expor o seguinte.

Sendo o homem um ser eminentemente social têm necessidade um do outro para continuar a espécie e buscar seus objetivos e realizar sonhos.

Para que o homem prevalecesse sobre os outros seres vivos e sobre a própria espécie ele encontrou uma forma de dominação e controle criando leis que beneficiam a uns em detrimento de outros. E assim a equipe expôs suas angústias, opiniões e reflexões sobre as questões estudadas anteriormente pautando-se na justiça social, deduzida da filosofia de Aristóteles.

Aristóteles se fundamenta na lei criada pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com