TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Durante as etapas deste trabalho a equipe buscara identificar as circunstâncias filosóficas, políticas, econômicas e socioculturais dos dias de hoje, que permeiam o Serviço Social, trazendo através de exemplos e conceitos, detalhes dos dias atuais, em que vive nossa sociedade, suas buscas e anseios. O Serviço Social tem um longo caminho a percorrer, em todas as rodas sociais, e com olhar sobre o que é a sociedade, o ser humano, a cidadania e os caminhos equivocados do preconceito, ainda buscara entender através de vertentes como a do conhecimento que precede principalmente das experiências (empirismo) e a ordem dialética dos fatos contraditórios, da divergência de ideias que nos levam a pensar, refletir e questionar.

DESENVOLVIMENTO

Poderá se perceber que em circunstâncias filosóficas o mundo é constituído de fatos interiores e exteriores, ele é tudo em que consiste a realidade, e essa por sua vez inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou entendido, podendo ser modificada através de ações individuais ou coletivas do ser humano que o levam ao conhecimento, ou seja, a interpretação da realidade, que esta sempre num processo de desenvolvimento (WIKIPÉDIA, 2012). O Ser humano mais que um conceito de ser bom, difere dos outros animais por ser adaptável ao ambiente, pela capacidade de criar e exercer o trabalho, por poder romper com boa parte do seu passado e questionar o presente. (TEMAS, 2012), trazendo o bem não só a si mesmo, como a toda uma sociedade.

Assim, diferentemente dos outros animais, os homens não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. Os homens são também seres culturais que modificam o estado da natureza, isto é, o modo de ser, a condição natural das coisas. (GILBERTO CONTRIN, 2006, p.11).

Nota-se que, as pessoas vivem em sociedade, pois é a maneira que encontram para somar ideias e alcançar ideais, discutir o futuro com a finalidade de tecerem os dias vindouros, de sermos reconhecidos em nossos feitos, e até para reprodução da espécie. Os seres humanos adquirirem o conhecimento desde o nascimento, o mesmo aprendizado estende-se por toda infância, adolescência e vida adulta, ele constrói a vida pessoal e coletiva, produz qualidade de vida, e nada se faz sem ele, o conhecer do homem nasce da necessidade de resolver os problemas sejam eles cotidianos, naturais ou mesmo científicos. O homem dentro da sociedade se constitui cidadão e caracteriza-se por ter direto à vida, à liberdade, à propriedade e à igualdade perante lei, por ter direitos civis e obrigações, constituindo com a cidadania uma qualidade de vida maior, que pode suprir suas necessidades num todo, onde individualmente muitas dessas coisas não pudessem alcançar.

O Bem estar pessoal é sim, fruto de uma vida cidadã, pois indica que estamos não só usufruindo, mas, contribuindo para o meio (sociedade).

As dificuldades de convivência existem, uma delas é o preconceito, que está presente em todas as rodas sociais, o que é diferente, menor ou mais frágil na concepção do homem, é sempre discriminado, como é o caso das mulheres, que nos dias de hoje, ainda lutam por melhores salários, por cargos que antes eram ocupados somente por homes, contra a violência doméstica, por serem reconhecidas como indivíduos de direitos iguais.

Para ajudar na compreensão do ser humano e o meio em que ele vive, os filósofos referenciam em épocas diferentes suas concepções, entre elas a Metafísica, Científica e Dialética, tendo como chaves: o real e o homem; a ação humana e a educação; o conhecimento.

Todos os conceitos são importantes, pois são períodos de pensamento evolutivos e crescimento do homem, porém o mais presente em nossos dias é a referência “Dialética”, que num sentido amplo, é a arte de discutir.

No conceito dialético observamos também o empirismo, ou seja, hoje o homem é a soma de todas as outras etapas que já viveu e está em constante mudança, pela práxis (prática), mas ao longo do tempo, o ato de corrigir erros e tentar novos desafios, foi educando a humanidade, através de diferenças individuais de cada um que de maneira incrível somam-se, dando uma nova consciência social, novos valores, distribuindo funções, educando politicamente, e continuando em desenvolvimento, muitas mudanças sempre virão, por toda trajetória humana, pois a “realidade não é estática”, segundo Hegel (FONTE, 2012).

“Somos todos distintos uns dos outros, embora sejamos todos iguais como seres humanos”.

Quanto a circunstancias politicas, e econômicas segue o seguinte: Tanto na música “Comida” de Arnaldo Antunes, quanto na música “Mulher” de Erasmo Carlos, podemos identificar seres humanos, os quais apresentam características peculiares, porém sem deixar de ser “seres humanos” e terem diante da sociedade, a qual estão inseridos, os mesmos direitos e deveres, independente de religião, aspectos biológicos, classe social e etnia.

A música “Comida” trabalha a necessidade de humanização do homem que necessita de comida, bebida, diversão e arte. A cultura é uma forma de buscar essa humanização, contudo vários brasileiros vivem em condição de extrema pobreza e o mínimo de recursos que conseguem é destinado a subsistência. Não apresentando condições mínimas para investir em suas próprias formações, sendo considerados párias na sociedade, perdem, pela falta de conhecimento, a oportunidade de reivindicar condições igualitárias de vida. Deixando de lado o que a Carta Magna lhes garante em seu Art.5º (Direito a educação, saúde, lazer, moradia, trabalho...).

A ausência destes atributos gera conflitos dentro da sociedade. Com a miséria vem à intolerância, a fome, a marginalização e a criminalidade, condições que se diferem da humanização.

A música “Mulher” traz uma reflexão importante sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. Ela deixou de ser o sexo frágil, pois com as novas dimensões de estruturas familiares muitas são obrigadas a lutar pelo sustento próprio e dos filhos.

As alterações sociais decorrentes da implantação do sistema fabril indicam o deslocamento de importância central do setor primário (agricultura), para o setor secundário (indústria). Com a Industrialização - época do Iluminismo- muitas mulheres que trabalhavam em casa e nas lavouras, sem remuneração direta, passaram a ocupar vagas nas grandes indústrias e acumularam funções na sociedade.

Sua trajetória no século XX vem da necessidade de inserção em diversas áreas do segmento social “mercado de trabalho”, almejando conforto, tecnologia ou simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com