TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Artigo: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Serviço Social – 2º Semestre

Tutora Presencial:

Professor AED:

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL; SOCIOLOGIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

Grajaú - MA

2014

Universidade Anhanguera Uniderp

Centro de Educação a Distância

Serviço Social – 2º Semestre

Acadêmica

Diorlenes RA: 9750453860

Grajaú - MA

2014

Sumário

1. Postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social.......................................4

2. Os desafios da Sustentabilidade no contexto social do século XXI..........................5

3. Deveres do Assistente Social diante da Ética e do Meio-ambiente..........................7

4. Referências....................................................................................................................8

1. Postura exigida pelo Código de Ética do Assistente Social

O ser humano precisa de ética, pois vive em sociedade. A sociedade não pode funcionar, e nem pode ser administrada também sem ética. Portanto, ética significa tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que ele venha a ser uma moradia saudável.

A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à idéia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio. (Plácido, 2000: 24).

Na verdade, a ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. Mas ela não é puramente teórica, pois a ética é, antes de tudo, um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, e tem por objetivo essencial demarcar as ações humanas. Ela somente existe como uma referência para os indivíduos que convivem em sociedade, ou seja, entre todos nós.

Muitos acham que ética e moral tem o mesmo significado, mas não, enquanto a moral se traduz em normas aceitas íntima e livremente pelos indivíduos, por convicção pessoal, sendo reconhecidas como obrigatórias por refletirem os princípios, valores e interesses dominantes na sociedade na qual estão inseridos. As normas morais ditam como devem agir os membros de uma determinada sociedade.

O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais tem como principal objetivo garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de Serviço Social. Essa legislação oferece orientações e mecanismos para o controle da atuação profissional, definindo os direitos e deveres dos Assistentes Sociais e dos Conselhos Profissionais para assegurar uma prática segundo "Princípios Fundamentais".

Através do Código de Ética tanto o Assistente Social quanto o usuário conseguiram ter sua privacidade reservada, se levando em conta que o desenvolvimento e o agir profissional mudou drasticamente, saindo de uma profissão conservadora e clientelista, para uma profissão democrática e desenvolvida, levando em conta os direitos dos usuários e sua opinião de escolha, assim focando garantir direitos e dar voz aos excluídos da sociedade, não deixando de reservar e garantir o direito do sigilo e proteção daquela determinada historia familiar.

Ser ético em sua profissão não é um dever apenas do Serviço Social, mas também de todas as profissões, mas onde cada uma se desenvolve com sua identidade e dever. Ao jurar no final do curso para se tornar profissional, um dos deveres é ser ético. Por isso se tem a historia da profissão e o começo de sua ética, então não se deve deixar de usá-lo enquanto profissional.

2. Os desafios da Sustentabilidade no contexto social do século XXI

No cenário mundial e especificamente no Brasil, a questão ambiental tem se tornado algo preocupante para a humanidade. Ela deixou de ser um tema que interessa somente a ambientalistas ou pessoas vinculadas às questões ecológicas, para ser vista como uma problemática que perpassa toda a sociedade.

Pode-se atribuir essa preocupação desenvolvida pelo fato da população poder perceber que os problemas ambientais atingiram a todos, diante disso, ninguém fica livre dos efeitos provocados pela inadequada interferência humana na natureza.

Países em desenvolvimento são, em geral, vítimas de uma maior degradação ambiental, porque indústrias proibidas em países industrializados, muitas vezes se instalam em países em vias de desenvolvimento e não adotam medidas de biossegurança, que em seus países de origem seriam obrigados a adotar, impondo os custos da produção.

Em virtude disso, os problemas ambientais não podem ser considerados somente como uma questão ecológica, mas, sobretudo como algo que transcende o campo do imediatismo e do conservacionismo. Deste modo, a questão ambiental envolve acima de tudo a tomada da consciência de que a preservação do meio ambiente é algo necessário que necessitamos, com urgência, de uma prática cotidiana que integre questões culturais de cunho pessoal e profissional, atravessando assim, pelas questões ambientais

A atuação do Profissional de Serviço Social no Meio Ambiente

A questão ambiental fundamenta-se atualmente como um dos mais graves e urgentes problemas que os homens e mulheres vêm se defrontando. Nessa perspectiva, a educação ambiental se constitui em um debate bastante analisado na atual sociedade.

A prática da educação ambiental deve direcionar para uma compreensão crítica e inovadora em qualquer tempo ou lugar, em seu modo formal e informal. Diante disso, corroboramos com Rodrigues (2001) que afirma que a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com