TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO: POR QUE, POR QUE E QUEM?

Tese: FILOSOFIA DE EDUCAÇÃO DA EDUCAÇÃO: POR QUE, POR QUE E QUEM?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI.

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE.

DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO.

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

LUCINETE MARIA DO VALE BRITO

ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM?

TERESINA-PI

SETEMBRO/2013

LUCINETE MARIA DO VALE BRITO

O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO:O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM?

Trabalho apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Filosofia da Educação ao Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Prof. MS. Pedro Pereira dos Santos

TERESINA

SETEMBRO/2013

O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O QUÊ, PARA QUÊ E PARA QUEM?

Falar do estudo e ensino de filosofia é ao mesmo tempo fácil e complicado visto que esta possui várias definições. No entanto, é importante fazer uma breve introdução da história desta, na evolução humana.

A palavra filosofia deriva do grego e significa “amor a sabedoria”. Ela teve seu surgimento na Grécia antiga entre os séculos VI e VII a.C. desde o momento que o homem começa a refletir sobre a vida e sobre o universo, procurando uma solução para os problemas e questões da humanidade. No princípio existiam apenas pensadores, não caracterizados ainda com o nome de filósofos, nesse período a própria Grécia antiga ainda não existia, o que tínhamos eram povos que, em parte, tinham certas características habitacionais, linguísticas e sociais parecidas, unidos principalmente pela pratica comercial.

A civilização grega só surgiu à partir de 4000 anos atrás quando diversos povos se fixaram na região da península Balcânica, começando a manter entre eles relações mais profundas de convivência e interação social. O local era improprio para a agricultura, no entanto sua posição geográfica facilitava o comercio marítimo, prática que foi a principal responsável pela estruturação da civilização, que conhecemos hoje como Grécia Antiga.

Foi na Grécia que surgiram os dois grupos, por assim dizer, de pensadores que fundaram a prática do conhecimento teórico e prático, assim como a prática de transmissão desse conhecimento, podemos separa-los como Filósofos e Sofistas. Esses dois grupos distinguem principalmente na forma de tratar o conhecimento. Os filósofos preocupavam-se com a busca da verdade, sendo assim, eles questionavam-se constantemente e nunca aceitavam verdades imutáveis ou fixas, a prática filosófica tornou-se a base para a ciência questionadora e as formas de pesquisa que temos hoje, é importante ressaltar que ela não se restringiu só as questões da fisis (termo grego que significa físico, palpável), mas também buscou obter o pensamento social critico, que foi responsável por estruturar tão bem a sociedade grega. Já os sofistas seguiram o caminho oposto aos filósofos, preocuparam-se com a pratica do “convencimento” por meio da argumentação, eles foram os principais fundadores da pratica da oratória, e deram base para a criação dos profissionais de direito que conhecemos hoje, como os advogados, juízes, defensores públicos e etc.

Sempre houve uma certa divergência entre esses dois grupos, sobre a forma como cada um tratava o “conhecimento”, imposição versus busca da verdade. Essa linha que os separava foi tão densa que acarretou na criação de duas escolas, para transmitir o conhecimento de cada grupo, tem-se ai o surgimento das primeiras universidades, é claro com grandes diferenças tanto na forma de ensino como no próprio modelo de aluno que cada grupo abrigava. No grupo sofista entrava quem podia pagar, já no dos filósofos não se entrava, era-se convidado por eles para fazer parte da instituição, sem levar em conta condição social.

Assim caracterizou-se o ensino de filosofia, desdá Grécia Antiga, como livre, voltado para aqueles que realmente tem intenção de questionar o mundo a sua volta em todas as esferas, natural, social e política. Com o intuito de nos atermos a parte educacional, dos conceitos e dogmas da filosofia da educação, iremos tornar essas esferas, antes citadas, proporcionais a visão que buscamos explanar.

A Filosofia da Educação é uma disciplina que nos define como é a educação, ocupa-se com os problemas desta, percebe o mundo sempre com mudanças e não aceita que os objetivos da educação sejam imutáveis. Propõe reconstrução permanentes e um crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com