TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E ETICA

Artigo: FILOSOFIA E ETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  1.722 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

v Escreva sobre as características básicas de cada período histórico da Filosofia destacando a idéia central de cada período.

R: O caminho para a virtude não é só o intelecto, razão, é o conhecimento místico também. Para Platão, as principais virtudes são: força, coragem, justiça e piedade. A virtude abrange, também, criar riquezas. A filosofia e a visão de mundo de um povo, é cultura e sabedoria de vida esforço racional ,fundamentação teórica e critica do conhecimento ela foi dividida em quatro períodos questão elas filosofia antiga que foi caracterizada pelo cosmocentricos ela se ocupava em dar explicações sobre a origem do mundo e as causas da transformações decorrente da natureza. Filosofia medieval marca a presença da igreja católica romana e das primeiras universidades juntando o oriente e o ocidente a base do pensamento medieval e o teocentrismo. Filosofia moderna se caracteriza na volta do pensamento clássico a modernidade se caracteriza pelo antropocentrismo por colocar o homem no centro parte da natureza e o grande objetivo de seu estudo, não trata do coletivo e sim do individuo. O conceito de modernidade kantiana tem a concepção como busca de autonomia, não apenas forma de conhecer o conteúdo mais sim um modo de vida, tido pode ser esclarecido iluminado explicado melhor pela razão humana.

2. Do que trata KANT quando fala do esclarecimento? Que conceito de modernidade KANT apresenta? R: O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Saper audeTem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento Segundo Kant, esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade. Menoridade esta que é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. E o culpado dessa menoridade é o próprio indivíduo.

Disciplina: Filosofia e Ética Professor (a): José Ferreira Costa

Semestre: 1º Pólo : Pontes e Lacerda/MT

Tutor (a): Mérik Rocha Período Letivo: 2014/1

REPERCURSO Aluno (a): Ogiane Aparecida Borges Tanan

3. Qual era o conceito de filosofia para PLATÃO e para SÓCRATES? O que pensava PLATÃO sobre o governante?

R: Para Platão existem quatro formas ou graus de conhecimento que são a crença, opinião, raciocínio e indução. Para ele as duas primeiras podem ser descartadas da filosofia pois não são concretas, sendo as duas últimas são as formas de fazer filosofia. Para Platão tudo se justifica através da matemática e através dessa que nós chegamos a verdadeira realidade. Para Platão o conhecimento sensível ( crença e opinião ) é apenas uma da realidade, como se fosse uma visão dos homens da caverna do texto “Alegoria da Caverna” e o conhecimento intelectual (raciocínio e indução) alcança a essência das coisas, as idéias. Sócrates dizer que o bem é igual ao útil. Ou seja, as pessoas fazem o bem por interesse próprio, porque é o que vai levá-las a felicidade. Ele achava que as pessoas deveriam agir corretamente, pois estando no caminho certo, a tendência será essa pessoa ser feliz. Mesmo assim, eventos externos podem modificar o resultado dos eventos. Sócrates queria que as pessoas se desenvolvessem na Virtude. A virtude é um agir ótimo é procurar fazer o bem, que é o correto, o ideal. Ser virtuoso é o máximo que se pode ser. O ato virtuoso depende do fim que se colocar para ele. As coisas são virtuosas a medida que elas fazem bem as coisas para as quais elas foram designadas.

4. Como WEBER conceitua a ética? Argumente!

R: Weber conceituava ética como o conjunto das crenças que se manifesta nas atitudes e praticas de um povo, de uma sociedade, de uma comunidade religiosa. Cada povo, cada sociedade, cada forma religiosa tem assim a sua ética. Ao mesmo tempo em que povos, sociedade e religião estabelecem seus códigos de comportamento correto, nasce também à tendência de refletir sobre os comportamentos humanos para justificar as escolhas. Weber considerava que a sociedade é construída por um processo de racionalização, uma trajetória de vida humana individual e social cada vez mais organizada. Não há ética individual, pois ninguém pode estabelecer sozinho código moral e nem estabelecer o que é bem ou mal para os outros sem consultá-las.

5. Quais são as características da cultura brasileira apresentada por Roberto DA MATTA? Há relação com a prática do administrador público? Comente!

R: As características sobre a cultura brasileira segundo Da Matta, tem duas perspectiva de aborda o problema ético no pais. De acordo com ele o elemento pessoal e à relação entre pessoas é dominante frente ao elemento abstrato. O elemento abstrato é as leis gerais e a repressão, seguimos sempre o código burocrático ou a tendência impessoal. Já o elemento pessoal são as situações concretas, segue sempre um código de relação e de moralidade pessoal, tendo a solidariedade com eixo de ação. Num espaço onde a relação entre indivíduos e noutro entre pessoas, e nessa mesma perspectiva vivem separados. Da Matta relata ainda que devemos mudar todas as relações de poder na sociedade brasileira, e não é só aquela relativa ao aparato estatal. Por isso é necessário a intervenção de indivíduos e pessoas para reverter essa situação, caso contrario se continuar separado com éticas diferentes jamais será possível chegar ao senso comum. Com relação às praticas do administrador publico, deve ter responsabilidade de administrar com disciplina, moral, ética e compromisso social e empresarial de modo que não prejudique a si mesmo e nem o cliente, sem duvida não é necessário apenas administra bem é necessário administra com disciplina, com moral, ética e autonomia. Por outro lado administra bem não significa necessariamente dizer que esta sendo politicamente correto.

6. Com base no livro da disciplina apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

R: Os gregos inventaram a filosofia por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com