TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA Sua pergunta

Ensaio: FILOSOFIA Sua pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Ensaio  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIFACS – NOTURNO

DISCIPLINA: FILOSOFIA

Questão 01

A experiência de Thauma favoreceu muito ao pensar filosófico, mostrando a todos que nunca devemos acreditar em uma verdade universal. Podemos viver nos perguntando o porquê das coisas, o porquê acontece tal fato... Como ele se iniciou... Baseado em que fundamento...

A experiência de Thauma mostrou que você pode querer descobrir o porquê das coisas, não apenas acreditar no que era culturalmente passado para seu aprendizado. Afinal, espantar-se diante de alguma situação, questioná-la, interroga-la, é próprio da natureza humana.

Questão 02

Um sujeito cognoscente é um sujeito que tem uma capacidade de autonomia no processo de construção do seu conhecimento, ou seja, ele adquire informação, guarda, analisa e cria a sua própria percepção sobre tal situação.

Diferentemente de um sujeito perplexo, que ao ser questionado sobre algum fato, ele não cria probabilidades de como tal fato possa ter ocorrido, ele apenas fica perplexo diante de fatos, não imaginável por ele até então.

Agora, partindo para maiêutica, que confesso ser a minha técnica preferida, é um método de ensino socrático, no qual o professor se utiliza de perguntas que se multiplicam em mais perguntas, levando o aluno a responder os próprios questionamentos, utilizando exercícios mentais, seus conhecimentos e desenvolvendo boa capacidade associativa, trabalhando diretamente com o raciocínio lógico.

Com base nestes dados, creio eu, que a relação corretamente possível junto ao nosso cotidiano seria entre um sujeito cognoscente, maiêutica, deixe a perplexidade de lado partindo então, para a absorção de novos conhecimentos e aumentando a capacidade de mudança em relação ao quadrado mental que se mantinha até então.

Questão 03

Multiculturalismo, ao meu entendimento, refere-se à existência de muitas culturas distintas em uma região, cidade ou país, com ao menos uma predominante.

Como na citação de Charles Taylor, acredita que toda a política identitária (Negros, brancos, amarelos e vermelhos são grupos identitários de etnias humanas) não deveria ultrapassar a liberdade individual. Indivíduos, no seu entender, são únicos e não poderiam ser categorizados. Taylor define a democracia como a única alternativa não política para alcançar o reconhecimento do outro, ou seja, respeito à diversidade.

A ética e a convivência são duas posições que teoricamente, deveríamos conviver harmoniosamente em uma sociedade, mas, o respeito às diferenças, é um tanto quanto difícil em uma população em grande escala. Não estou generalizando, mas em um mundo em que oportunidades fazem ladrões, em que o bem, se cansa de fazer o bem sempre, depois de tanto levar na cara. Mas, o amor e o desejo de melhorar sempre devem florescer para todos nós. Como o sol, nossa grande estrela, que nasce todos os dias, brilhando mais e mais.

Plantemos o bem, que colheremos, o melhor.

Questão 04

Com base nos estudos e leituras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com