TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Pergunta

Ensaio: Filosofia Pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Ensaio  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1:

Ainda que não seja uma tarefa fácil, é possível definir o que é conhecimento. Tomando como referência o conteúdo do livro didático, e se preferir fontes externas, apresente a definição filosófica de conhecimento. Ao usar citações ou paráfrases, referencie corretamente. (1,0 ponto)

Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair ideia ou noção de alguma coisa, o conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio.

Abbagnano disse, “Conhecimento, em filosofia, encontra-se definido

como um procedimento operacional, uma técnica de

verificação de um objeto qualquer, isto é, qualquer

procedimento que torne possível a descrição, o

cálculo ou a previsão controlável de um objeto; e

por objeto há de entender-se qualquer entidade,

fato, coisa, realidade ou propriedade, que possa ser

submetido a um tal procedimento.”

Mas definições dadas por inúmeros estudiosos, sobretudo filósofos,

foram, uma após a outra, substituídas ao longo da história, sem

que nenhuma delas tenha definido conclusivamente a questão e

sem que nenhuma delas tenha sido definitivamente descartada.

Questão 2:

Para realizar esta atividade, além de ter estudado o material didático da disciplina, você terá que assistir ao vídeo Conhecimento disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=AXzfjQeEjYg&feature=related

e ler o texto complementar O Conhecimento Científico, disponível em http://www.das.ufsc.br/~cancian/ciencia/ciencia_conhecimento_cientifico.html

Após ter lido o texto e assistido ao vídeo, realize as tarefas a seguir:

a) Você estudou, no livro didático da disciplina, que há diversas formas de conhecimento e, entre elas, está o conhecimento científico. Você viu que aquilo que distingue o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento não é o assunto tratado e sim a atitude (ou a postura) diante da realidade. Nesse sentido, pode-se dizer que “o conhecimento científico, na sua pretensão de construir uma resposta segura para responder às dúvidas existentes, propõe-se atingir dois ideais: o ideal da racionalidade e o ideal da objetividade” (LAKATOS; MARCONI, 1991, p.30). Usando suas próprias palavras, explique o que seriam esses dois ideais que o conhecimento científico busca atingir. (2,0 pontos)

O ideal da racionalidade está em atingir uma sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias. A ciência, no momento em que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las estabelecendo relações entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, entre uma e outra teoria, entre um e outro campo da ciência, de forma tal que se possa, através dessa visão global, perceber as possíveis inconsistências e corrigi-las"

O ideal da objetividade, por sua vez, pretende que as teorias científicas, como modelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com