TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DO DIREITO

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES PITÁGORAS

TRABALHO DE FUNDAMENTOS FILOSOFICOS DO DIREITO

PROFESSORA ___________________

FULANO DE TAL

1° PERÍODO DE DIREITO

ATIVIDADES

1) - Defina vida vivida e vida pensada. Explique a relação desses dois termos com o surgimento do pensamento filosófico.

R.: Vida vivida é nossa vida habitual que em varias vezes nos vemos nos perguntando será que peço minha namorada em casamento ou termino o relacionamento, peço ou não demissão no emprego, abrir ou não o próprio negocio.

Vida pensada é quando largamos essa vida habitual e paramos para pensar o que queremos, quem somos, por que nossa vida é da forma que é.

Na nossa vida as em nossas crises sempre eram vagas e por causa disso muitas pessoas começaram a questionar perguntas de nossa vida habitual, estas pessoas então deixaram esta vida habitual de lado e passaram a questionar mais, por isso a filosofia veio para ajudá-los nesse novo estilo de vida.

2) - Explique como a conformação da linguagem filosófica tornou a civilização ocidental em uma civilização filosófica.

R.: Com a linguagem Filosófica, os filósofos propuseram o pensamento sobre mudanças, como discuti-las, refletir sobre elas e encontrar alternativas, caminhos possíveis para que, através desse aprofundamento sobre as questões colocadas, os políticos e os cidadãos pudessem tomar decisões marcadas pela sabedoria e pela razão

3) - O que é Tribunal da Razão? Qual é o espaço ocupado pela razão na civilização e como esta ele conformado?

R.: Tribunal da razão era quando uma determinada comunidade não consegue mais justificar suas próprias práticas, ela precisa submeter seus valores, suas representações. Enfim todo seu conteúdo a um tribunal no qual toda essa comunidade é submetida a um julgamento. Esse não é um tribunal, real, mas, uma metáfora usada pelos filósofos para explicar, que através da filosofia, somo chamados a decidir pendências, usando como medida a razão.

4) - Resuma a concepção romana de Direito. Quais são as semelhanças e as diferenças entre ela e a concepção grega de Direito.

R.: HONESTE VIVERE - Viver Honestamente, ALTERUM NUNLAEDERE – Não prejudicar a outrem, SUUM CUIQUE TRIBUERE – Dar a cada um o que é seu.

5) - Explique os termos potestas e auctoritas do Direito Romano.

R.: Auctoritas aumentar a fundação, o que denota um crescimento para o passado. Os romanos pensavam no crescimento para o passado, ou seja, ao se remeter a tradição que vem dos fundadores, a força do passado, se faz presente, se traduz em uma ética que perpassa e fundamenta toda a relação do presente e do futuro.  

Potestas traduz-se como o poder, a fonte de legitimidade que vem do povo, do elemento presente, do que é jovem, mas por isso mesmo contingente e instável diríamos ate desordenado, por isso potestas sem auctoritas e vis é pura força bruta  

6) - Explique como foi o impacto para a filosofia do encontro entre filosofia grega e cristianismo durante a idade media.

R.: Com o declínio do Império Romano, ate o século XV d.C., que houve o encontro entre Filosofia grega e cristianismo. Em virtude dessa união, as questões relacionadas ao equilíbrio entre Fe e razão quase monopolizaram os debates filosóficos do período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com