TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Felicidade para os antigos gregos

Seminário: Felicidade para os antigos gregos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 2

Cap 7

A felicidade para os gregos antigos  A felicidade está ligada à atividade do sábio, capaz de levar uma vida virtuosa e racional.

3. Dualismo psicofísico  A consciência compreendida como distinta do corpo.

4. A teoria das almas de Platão  A alma superior é a alma intelectiva  E a alma inferior é a alma irracional (do corpo).

5. A visão do filósofo Platão a respeito do corpo  O corpo é também ocasião de corrupção e decadência moral, caso a alma superior (racional/intelectiva) não saiba controlar as paixões e os desejos.

6. Corpo são mente sã  "Corpo são em mente sã" apenas confirma superioridade do espírito, na posse da saúde perfeita, a alma se desprende dos sentidos para melhor se concentrar na concentração das ideias.

7. A concepção platônico-cristã a respeito da noção de corpo-alma  A concepção platônica de separação corpo-alma continuou na Idade Média com a tradição platônica-cristã  A tradição platônico-cristã associava o corpo ao sexo e ao pecado. A convicção que as paixões são perigosas e levam à degradação moral estimulou as práticas de purificação por meio do jejum, flagelação e abstinência sexual. 

8. Ciência moderna: nova concepção de corpo  Na modernidade o corpo é considerado em sua natureza física e biológica, como objeto de estudo científico.

9. Descartes: nova concepção a respeito da noção corpo-alma  A alma é compreendida como "substância pensante", isto é, pensamento.  O corpo é compreendido como "substância extensa“, de natureza material.

10. O corpo para o filósofo Descartes  Descartes concebe um corpo-objeto associado à ideia mecanicista do ser humano-máquina.  Para o filósofo o nosso corpo age como uma máquina e funciona de acordo com as leis universais.

11. As paixões alegria e tristeza para o filósofo Espinosa  A paixão da alegria aumenta o nosso ser e a nossa potência de agir, nos tornando mais dignos diante das ações.  A tristeza consiste em uma diminuição do nosso ser, nos distanciando da potência em agir, e por meio da tristeza, outros sentimentos como inveja, aversão e remorso são gerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com