TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fetichismo da Mercadoria para Karl Marx

Por:   •  29/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 2

Fetichismo da mercadoria para Karl Marx

 Fetiche, é o nome dado quando se atribui valor mágico e/ou sobrenatural, portanto fetiche é o culto à alguma coisa, transformando-a em algo ideal que muito se almeja. Com isso, Karl Marx com sua teoria exposta no livro “O capital” usa-se da palavra Fetiche para definir o conceito do fetiche em mercadorias.
Para Karl Marx, a célula fundamental do capitalismo é a mercadoria juntamente do mercado, levando em consideração o cenário da primeira revolução industrial no sec. XVIII, a mercadoria era produzida nas fábricas e sobre elas aplicado o excedente, conhecido como mais-valia segundo Marx. Completa-se o ciclo na “esfera” da circulação, para alavancar a circulação e o VALOR atribuído aos produtos Marx diz que os donos dos meios de produção, tornam a produção autônoma, não mais produzindo para somente sanar as necessidades humanas mas sim para saciar a necessidade, supérflua de compra, para isso Marx diz que os produtos ganham vida, e conversam com o consumidor convencendo-o de que coisas desnecessárias (ao ponto de vista de Marx) eram necessárias e totalmente essenciais para os consumidores (classe Operaria). Gerando então um Fetichismo sobre uma mercadoria.

 Em adição, essa estratégia adotada pela classe detentora dos meio de produção foi uma grande contribuinte para a desigualdade de classes sociais, pois os produtos na condição de ‘”almejado” influenciam diretamente na mente do operário, sendo assim ele toma como prioridade o produto, trabalhando exaustivamente para conseguir comprar o produto que ele mesmo produz, mas não sabe, isso porque a produção é “oculta” porque o operário n vê todas as etapas do produto não sabendo aquilo que faz. Também é nítido que os operários não tem condições plenas de atingirem seus desejos por conta de suas condições financeiras, então trabalham por muito tempo para comprar algo em busca de satisfação mas, quando alcança seu objetivo com árduo trabalho outro produto já substituiu o recém comprado, consequenciando em um novo ciclo.

Nome: Ademilson O. S. Júnior  3º EM  Prof: Ana Paula

Fontes de conceito:  youtube (Júlio – Sociologia)  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com