TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.917 Palavras (8 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 8

UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - CAMPUS DE FRUTAL

CURSO: GEOGRAFIA, LICENCIATURA, 1° PERÍODO NOTURNO.  

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

DOCENTE: Prof. RODRIGO FURTADO

DISCENTE: GILMAR DA SILVA PRETO

DATA: 22/06/2015

TRABALHO: FICHAMENTO - UM TOQUE DE CLÁSSICOS.

FICHAMENTO – INTRODUÇÃO – OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA - A DOMINAÇÃO - A S0CIOLOGIA DA RELIGIÃO - A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO CAPITALISTA. Um Toque de Clássicos - Marx, Durkheim e Weber QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um Toque de Clássicos; Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003...


INTRODUÇÃO

Um dos debates que caracteriza pensamento social e filosófico alemão, à época de Weber, é aquele travado entre a corrente até então dominante – o positivismo – e seus críticos em torno às características que separam as ciências da natureza das ciências do espírito e, nestas, ao papel dos valores e a possibilidade da formulação de leis. (p. 105)

Mas foram Marx e Nietzsche, reconhecidos pelo próprio Weber como os pensadores decisivos de seu tempo, aqueles que segundo alguns biógrafos, tiveram maior impacto sobre a obra do sociólogo alemão. A influência de Marx evidencia-se no fato de ambos terem compartilhado o grande tema – o capitalismo ocidental – e dedicado a ele voa parte de suas energias intelectuais, estudando-o da perspectiva histórica, econômica, ideológica e sociologia. (p. 105)

Weber propôs se a verificar a capacidade que teria o materialismo histórico se encontrar explicações adequadas a historia social, especialmente sobre relações entre a infraestrutura e a superestrutura. Em suma, procurou compreender como as ideias, tanto quanto os fatores de ordem material cobravam força na explicação sociológica, sem deixar de criticar o monismo causal que caracteriza o materialismo marxista nas suas formas vulgares. (p. 105,106)

Enfim, cabe lembrar que a originalidade se Weber consiste no refinamento dessas e outras ideias que estavam presentes nos debates da época, no avanço, em termos da precisão metodologia, que foi capaz se imprimir aos conceitos com os quais interpretou o desenvolvimento histórico do Ocidente como a marcha da racionalidade. (p. 106)

OS CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIOLOGIA WEBERIANA

        A sociologia é, para Weber, a ciência “que pretende entender, interpretando a, a ação social, para, de maneira, explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos”, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, consumes ou situações de interesse. (p. 106)

        O conceito de ação social é, portanto, um dos mais importantes da Sociologia de Weber. Ele o define como uma conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por que o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação - passada, presente ou futura – de outro ou de outros que, por sua vez, podem ser “individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos”. (p. 107)

A explicação sociológica busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida a do outro – ou seja, o seu caráter social – não se propondo a julgar a validez de tais atos, nem a compreender o agente enquanto pessoa. (p. 107)

Pode se dizer, portanto, que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Para compreendê-las, o sociólogo constrói um modelo de desenvolvimento da conduta racional, a partir dele, interpreta outras conexões de sentido, [...]. (p. 107)

Weber trabalha com uma elaboração limite – útil para o estudo sociológico – que chama de tipos puros ou ideais. (p. 107)

Ele constrói quatro tipos “puros” de ação social: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva. (p. 107)

O sociólogo capta intelectualmente as conexões de sentido racionais, as que alcançam o grau máximo de evidencia. Isso não ocorre com a mesma facilidade quando valores e efeitos interferem nas ações. Nesses casos, a explicação sociológica encontra limites. (p. 107)

Segundo Weber, o comportamento econômico é todo aquele que leva em conta um conjunto de necessidades a entender, quaisquer que sejam, e uma quantidade escassa de meios. A que é como chegarão objetivo pretendido, recorrendo aos meios disponíveis. (p. 108)

A conduta será racional em relação a valores quando o agente orientar-se por fins últimos, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções, levando em conta somente sua fidelidade a certos valores, estes, sim, inspiradores de sua conduta; ou na medida quem que crê na legitimidade intrínseca de um comportamento, valida por si mesmo. (p. 108)

O sentido da ação não se encontra, portanto, em seu resultado, nas suas consequências, mas na própria conduta, como, por exemplo, a daqueles que lutam em prol dos valores que consideram indiscutíveis ou acima de quaisquer outros, como a paz, o exercício da liberdade (politica, religiosa, de uso de drogas, etc.), [...]. (p. 108)

Uma ação afetiva – causada pelo ciúme, pela raiva ou paixão, por exemplo – pode levar uma pessoa a magoar alguém a quem ama, a destruir algo que lhe é precioso ou a produzir uma obra de arte. (p. 109)

Quando hábitos e costumes arraigados levam a que se aja em função deles, ou “como sempre se fez”, reagindo a estímulos habituais, estamos diante da ação tradicional. Tal é o caso do batismo dos filhos realizados por pais pouco comprometidos com a religião. A ação estritamente tradicional e a estritamente afetiva situam-se no limite ou além do que Weber considera ação “orientada de maneira significativamente consciente”. (p. 109)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com