TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento- A filosofia explica as grandes questões da Humanidade

Por:   •  24/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.238 Visualizações

Página 1 de 2

Preparação Previa- A filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade. Cap. 3 Liberdade.

Resumo:

Neste terceiro capitulo denominada, Liberdade, o autor a princípio faz questionamentos se realmente somos livres, O quão podemos ser livres, O que é liberdade, e se existem obstáculos que impeçam a liberdade.

Estas questões são discutidas ao decorrer do livro. Em seguida o autor expõe que a liberdade pode ser ‘dividida’ em três parâmetros, a liberdade de agir, pensar e querer. Alem destes questionamentos e explicação sobre cada item da liberdade, o autor cita filósofos (Rousseau, Kant e Sartre) e a reflexão vinculando-as a discussão sobre liberdade.

Comentário:

A definição para liberdade para muitos, seria o ato de fazer o que bem entender. Porem se algum dia tivéssemos a liberdade de fazer quaisquer ações do nosso querer, seriamos escravos das vontades, e isso iria inverso a liberdade. Sem constar que dependeriam do estatuto de vida social e da permissão civilizatória.

Neste terceiro capitulo o autor revela que existem três formas de dividir a liberdade que são: a liberdade de agir, pensar e querer.

A Liberdade de agir é a livre ação do sentido físico principal objetivo desta liberdade é a ação. É importante ressaltar que a ausência de qualquer movimento segundo Thomas Hobbes seria impossível. Esta liberdade nunca será nula ou impedida; enquanto há vida em seres moventes nunca será nulo o movimento. Portanto nem mesmo absoluta, já que somos limitados fisicamente, o autor exemplifica como voar sem ter asas.

Outro item de Liberdade é a de pensar, o objetivo desta é a livre forma de pensamento, que envolve a liberdade intelectual, porem nesta somos limitados, quando submetidos a seguir formulas para chegar a um determinado resultado.

Já a Liberdade de Querer se tem por objetivo à vontade. Esta liberdade tem uma determina soberania entre as demais liberdades, se não haver soberania para a vontade e o querer, para que existiria a liberdade de agir e pensar? As outras formas de liberdade dependem desta.

Citação do Livro:

A liberdade constituía a própria realidade Humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com