TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

FILHO, Clóvis de B.; POMPEU, J. A Filosofia Explica as Grandes Questões da Humanidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2013.pdf

Ética para uma vida toda

Citações

Ética tem a ver com convivência. [...] Mas seu entendimento e compreensão implicam também em esforço intelectual porque é pensamento sobre a vida partilhada, sobre as relações. É um saber que mobiliza, que vem pelo outro e que curiosamente está ausente da nossa educação formal. (p.12).

“Constantemente somos chamados a decidir pelos melhores caminhos a seguir, a fazer escolhas. Quando decisões deste gênero implicam tristeza ou frustração do outro, nos sentimos responsáveis, sofrendo pela escolha feita”. (p.15).

Parecer

O autor aborda sobre a ética que é um dos temas não tão fáceis de ser abordado, por conta da sua complexidade, sempre fica algo a desejar e sabemos que é algo importante na nossa vida, através do mesmo uma boa ação causada pelo o outro chegamos a ter um afeto, de uma maneira de agradecimento que devido essa ação passamos a nos importar mais com o outro.

Citações

“alguns valores que possam ser respeitados por qualquer um. Universalmente talvez. Porém, como o que alegra uns não atende a todos, o que se vê é uma luta pela generalização do valor que corresponda à própria alegria”. (p.18).

Apesar de toda essa argumentação, o fato é que mentimos com frequência. Uns mais, outros menos. O que nos leva a pensar que de duas uma: ou somos ignorantes e não sabemos viver, servimo-nos de uma razão viciada e erramos a cada mentira; ou então, a mentira nos parece, em situações concretas da vida, muito conveniente. (p.20).

Parecer

Os seguintes capítulos mostra a indiferença nas pessoas, onde o que é bom para uns é ruim para os outros, ou vice-versa, onde o que prevalece é o próprio interesse, levando em conta a razão e não aos sentimentos, tornando a ética uma questão de poder. Mostra que a mentira não nos ajuda a viver bem por que se contada hoje é descoberta amanhã e a partir dai causará sempre desconfiança com o outro, mas que continuamos a mentir para nos livrar de situações que com a verdade não seria adequada.

Moral reflexões para viver

Citações

vivemos em sociedade e nem sempre os interesses são compatíveis – os nossos podem divergir dos outros, podem ser inclusive excludentes entre si. E diante de interesses contraditórios, haverá luta pela definição daquele que seja o bom sentido. No caso da ética, o troféu é precioso. (p.27).

“[...] a vida fora da moral é ampla, aquela que lhe diz respeito diretamente também o é”. (p.29).

Parecer

Nesta parte o autor ressalta que ética e moral, não são apenas palavras e que sim tem uma materialidade, ou seja, é uma reflexão para vida, dentre muitas outras coisas envolvidas no mesmo, mostrando que a ética é uma ação humana, seja ela uma teoria ou uma ciência da moral. Dar também uma comparação entre fim e motivação, onde fim é um planejamento, imaginação de algo, e motivação é algo não consciente, ou seja, o que sentimos.

Citações

“Segundo esta concepção, o valor não depende de nada. Nem da época, nem do lugar, nem das eventuais oscilações de humor de cada um de nós. Este critério único é ideal e conhecê-lo é condição para uma boa decisão moral”. (p.31).

De acordo com a teoria kantiana, a origem do mal estaria no encontro da sensibilidade, apetites e pulsões com a consciência moral, com a razão prática. E qual seria o problema nesse encontro entre o que sentimos e o que pensamos? O mal estaria na inversão da hierarquia legítima entre ambos. Numa defasagem entre o que deveria acontecer e o que acaba acontecendo. (p.35).

Parecer

Este capítulo ressalta que o nosso valor moral não depende de nada, e sim de decisões que tomamos, onde esses valores seriam relativos, nos levando as relações do mundo com alegrias no momento que alegra e tristezas nos momentos tristes. Na comparação entre o bem e o mal o autor nos mostra que conhecemos melhor o mal do que o bem, onde um ato de maldade é algo mal, já no de bondade pode trazer inúmeras perguntas, como o porquê que fez o bem? Pra aparecer para os outros, mostrar que é, ou realmente é bondoso.

Liberdade A definição do homem e suas consequências

Citações

“Se fossem perguntadas sobre o significado de liberdade, muitas pessoas diriam, espontaneamente, que somente são livres quando podem fazer o que bem entendem”. (p.38).

“Esta liberdade para agir é o contrário da obrigação. Ou da escravidão. Ou ainda, como observa Thomas Hobbes, é a ausência de qualquer impedimento que se oponha ao movimento”. (p.40).

“Sempre tendo em mente a problemática filosófica que lhe confere densidade. Esta reflexão sobre a liberdade acabou tendo sequência no pensamento moderno”. (p.46).

Parecer

Este capítulo fala que as pessoas pensam que liberdade é quando podemos fazer o bem quer, onde na verdade isso é uma forma a mais de escravidão. Schopenhauer destas três tipos de liberdade: agir, pensar e querer, onde na de querer que seja a liberdade física de fazer ou não. A de pensar é a forma de liberdade do pensamento, de falar o que acha correto. Então para sermos livres não basta fazer ou pensar e sim complementar com o querer, que nada mais que a vontade, tanto de querer ou de ter algo.

Citações

“[...] não é o fato de você ter um inegável talento, proporcionado pela sua natureza, que o torna moralmente excelente. O que realmente importa é o uso que fará deste talento. E sobre ele, é você quem decide. Trata-se de uma questão de liberdade para resolver o que fazer com as aptidões que são as nossas. As de cada um”. (p.50).

“[...] podemos usar a inteligência para curar, alegrar, ensinar saberes que trarão alegrias e muito mais. Em contrapartida, também podemos usar as mesmas faculdades do espírito para enganar, entristecer, iludir, mentir e também muito mais”. (p.51).

“[...] a essência precede a existência. A definição vem antes da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com