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Fichamento Natureza Humana

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Por:   •  6/2/2014  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  591 Visualizações

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Fichamento

A cultura , autora Marilena Chauí

Editora Àtica, São Paulo , Edição 2004

Natureza Humana?

Em outras palavras, a Natureza teria feito o gênero humano universal e as

espécies humanas particulares, de modo que certos sentimentos,

comportamentos, idéias e valores são os mesmos para todo o gênero humano (são

naturais para todos os humanos), enquanto outros seriam os mesmos apenas para

cada espécie (ou raça, ou tipo, ou grupo), isto é, para uma espécie determinada. (P 243)

Dizer que alguma coisa é natural ou por natureza significa dizer que essa coisa

existe necessária e universalmente como efeito de uma causa necessária e

universal. Essa causa é a Natureza. Significa dizer, portanto, que tal coisa não

depende da ação e intenção dos seres humanos. Assim como é da natureza dos

corpos serem governados pela lei natural da gravitação universal. (P 243)

Essa causa é a Natureza. Significa dizer, portanto, que tal coisa não

depende da ação e intenção dos seres humanos. (P 243)

Poderíamos examinar cada uma das frases que dizemos ou ouvimos em nosso

cotidiano e que naturalizam os seres humanos, naturalizam comportamentos,

idéias, valores, formas de viver e de agir. Veríamos como, em cada caso, os fatos

desmentem tal naturalização. Veríamos como os seres humanos variam em

conseqüência das condições sociais, econômicas, políticas, históricas em que

vivem. (P 244)

Culto, inculto: cultura

Cultura é identificada com a posse de certos conhecimentos (línguas, arte, literatura, ser alfabetizado). Nelas, fala-se em ter e não ter cultura, ser ou não ser culto. A posse de cultura é vista como algo positivo, enquanto “ser inculto” é considerado algo negativo. (P 244)

Além disso, a Cultura aparece representada por uma atividade artística, a música

popular.( P 244)

Num país como o nosso, dizer que alguém é

inculto porque é semi-analfabeto deixa transparecer que Cultura é algo que

pertence a certas camadas ou classes sociais socialmente privilegiadas, enquanto

a incultura está do lado dos não-privilegiados socialmente, portanto, do lado do

povo e do popular. (P 244)

Agora, estamos diante da idéia de que

numa mesma coletividade ou numa mesma sociedade pode haver dois tipos de

Cultura: a de massa e a de elite. A frase não nos diz o que é a Cultura. (Seria

posse de conhecimentos? Ou seria atividade artística?) Entretanto, a frase nos

informa sobre uma oposição entre formas de cultura, dependendo de sua origem

e de sua destinação, pois “cultura de massa” tanto pode significar “originada na

massa” quanto “destinada à massa”, e o mesmo pode ser dito da “cultura de elite”

(originada na elite ou destinada à elite). ( P 244)

Natureza e Cultura

Princípio de vida ou princípio ativo que anima e movimenta os seres. Nesse

sentido, fala-se em “deixar agir a Natureza” ou “seguir a Natureza” para

significar que se trata de uma força espontânea, capaz de gerar e de cuidar de

todos os seres por ela criados e movidos. (P 245)

Essência própria de um ser ou aquilo que um ser é necessária e universalmente.

Neste sentido, a natureza de alguma coisa é o conjunto de qualidades,

propriedades e atributos que a definem, é seu caráter ou sua índole inata,

espontânea. Aqui, Natureza se opõe às idéias de acidental (o que pode ser ou

deixar de ser) e de adquirido por costume ou pela relação com as circunstâncias; (P 245)

A Cultura é o aprimoramento da natureza humana pela

educação em sentido amplo, isto é, como formação das crianças não só pela

alfabetização, mas também pela iniciação à vida da coletividade por meio do

aprendizado da música, dança, ginástica, gramática, poesia, retórica, história,

Filosofia, etc. (P 245)

A Natureza é o mundo visível como meio ambiente e

como aquilo que existe fora de nós, mesmo que provoque idéias e sentimentos

em nós. (P 245)

A Cultura era o cultivo ou a educação do espírito das crianças

para tornarem-se membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo

aperfeiçoamento e refinamento das qualidades naturais (caráter, índole,

temperamento). (P 245)

A Cultura é uma

segunda natureza, que a educação e os costumes acrescentam à primeira

natureza, isto é, uma natureza adquirida, que melhora, aperfeiçoa e desenvolve

a natureza inata de cada um. (P 246)

À medida que este segundo sentido foi prevalecendo, Cultura passou a significar,

em primeiro lugar, as obras humanas que se exprimem numa civilização, mas,

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