TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Neide Aparecida De Souza. Natureza Humana- Conhecimento E Saber - Um Guia Para A Iniciação Científica

Monografias: Resenha Neide Aparecida De Souza. Natureza Humana- Conhecimento E Saber - Um Guia Para A Iniciação Científica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  1.515 Visualizações

Página 1 de 4

BARROS, Aidil Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Natureza humana- conhecimento e saber. In:______ Um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. P. 45-59

Aidil Jesus Paes de Barros é autora do projeto de pesquisa: propostas metodológicas, escrito em 1990. Formou-se em serviço social pela Faculdade de Serviço Social de Ribeirão Preto, é mestre em ciências pela USP e professora de metodologia científica. Neide Aparecida de Souza Lehfeld é mestre e doutora em serviço social e pedagogia, possui pós-graduação na universidade de Coimbra e presidente da comissão da Universidade de Ribeirão Preto.

As autoras durante todo o texto falam sobre o homem e sua capacidade de compreensão e aprendizagem. De forma precisa e clara, demonstram que o ser humano é composto por suas experiências de vida e delas surgem o conhecimento e o saber que são, portanto, individuais e apresentam-se em momentos diferentes e em níveis diferentes. O texto em si, é um análise da mente humana e de como ela mesma sente e reproduz aquilo que viveu e aprendeu durante pequenas ou longas experiências.

Organizado por subtítulos, o texto torna-se uma ferramenta importante para aqueles que estão ingressando na universidade, principalmente aqueles da área de humanas, tendo em vista, que o texto relata do homem em si, em seu processo de reconhecimento e aprendizado, a vida e as experiências humanas. É, portanto, importante para que os alunos percebam o homem é um ser reflexivo, que está em busca de mais conhecimento.

No primeiro momento do texto aborda as chamadas partes sensíveis e meta-sensíveis do homem. Segundo as escritoras Aidil Jesus Paes de Barros e Neide Aparecida de Souza Lehfeld, o homem é a união dessas partes e estas são compostas de maneiras diferentes. A parte meta-sensível é ligada ao sentimento, as sensações, ao abstrato, já a parte sensível do homem está ligada as experiências, ao real. A união dessas partes do homem é responsável pelo saber e pelo conhecimento do homem. O conhecimento é, portanto, quando se vive uma experiência e dela pode conectar sua parte meta-sensível e parte sensível, quando se pode compartilhar e aprender com essa experiência. O saber é, portanto, o acumulo de experiências, quando o homem torna-se maturo. O ser humano, utilizando suas capacidades, procura conhecer o mundo que o rodeia. Desta forma, a formação, assim como a prática de vida, resulta em conhecimentos.

No segundo momento, embora pequena, traz consigo trechos que completam e argumentam a primeira parte do texto. Para as autoras, a vontade de saber já nasce com o homem e não é adquirida ao longo do tempo. Diante disso o homem passa sua vida querendo ampliar seus conhecimentos. Contudo, como já foi dito, o conhecimento chega em tempos diferentes e de formas diferentes para o homem, depende, portanto, dos seus questionamentos e curiosidades a respeito do mundo em que vive.

No terceiro momento, explica que o conhecimento é o resultado do meio social em que o homem está inserido. Para Aidil Jesus e Neide Aparecida, o homem pode influenciar os fatos assim como os fatos podem influenciar o homem. Composta por tópicos está parte do texto explica as formas de conhecimento. A primeira forma de conhecimento é o sensível, que está ligado ao cotidiano do homem, e está dividido em outros cinco tipos. O conhecimento filosófico explica que as diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com