TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do filme Alexandria

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Alexandria (Considerações pertinentes sobre as aulas)

Claramente o filme “Alexandria” tem muito a nos contar referente às nossas aulas em sala, vimos através do filme que naquela época (final do século IV) muitos eram os curiosos e estudiosos sobre o espaço, e possuíam perguntas como: Porque as estrelas não caíam, porque o sol oscila sua distância e tamanho em determinadas épocas do ano e essas comparações eram feitas sempre com o que acontecia na terra, a força sobre os corpos que é a gravidade que até então era desconhecida na época.

Contudo, essa época não ficou marcada apenas pelos estudos astrônomos, mas também pelos conflitos religiosos, entre a religião cristã que antes era proibida e os adoradores de outros Deuses. Eram conflitos sangrentos e violentos.

Em todo esse conjunto surge um nome que iria marcar a astronomia, Hipátia, sedenta por descobrir o funcionamento do universo ela cresceu em um contexto repleto de vida cultural e filosófica; ela mantinha estreitos vínculos com a figura paterna, fonte de seu saber e de sua incessante procura de soluções para os eventos ignorados e se tornou a maior pesquisadora da Alexandria nos campos da matemática e da filosofia. Construia inicialmente suas ideias e teses sobre o sistema Ptolamáico. "O sistema de Ptolomeu não só funcionava como se integrava perfeitamente no sistema da física de Aristóteles. Às estrelas, aos planetas, ao Sol e à Lua eram atribuídos 'movimentos naturais'. A Terra não partilhava desse movimento, ocupando o seu lugar 'natural', em repouso, no centro do universo".

Essa teoria que era muito contestada à época e devido a tanto contestamento, Hipátia procurou formas mais simples para entender o funcionamento do universo, estudando com afinco as teorias de Áristarco, um astrônomo e matemático grego sendo o primeiro a propor que a terra girava em torno do sol, o então denominado sistema heliocêntrico e que a terra possuía um movimento de rotação. Para ele, seria mais natural supor que um astro menor girasse em torno de um maior, que era uma opinião diferente da dos seus antecessores.

Hipátia lutava para provar teses Aristárquicas, uma dela é que a terra estava girando ao redor do sol, mas que nós não percebíamos esse movimento, porém muitos à época preferiam continuar a acreditar que o sistema Ptolomaico de que a terra estaria parada seria o mais prudente. Havia também aqueles que defendiam que a terra fosse plana e o universo fosse uma arca onde o céu seria a tampa dessa arca.

Hipátia convicta de que a terra estava em movimento queria compreender o porquê da oscilação do sol ou de seu tamanho em determinadas épocas, com o tempo, estudos e várias experiências ela observou que si a terra e os demais astros girassem não em um circulo perfeito, mas em uma elipse todas as teorias se encaixariam.

Devido a sua posição um tanto quanto neutra referente às religiões e a busca por respostas, muitos a acusaram de ateísmo e bruxaria, acusações essas que mais tarde a forçariam a converter-se ao cristianismo, mas ela possuía uma ideia única, apenas a de entender o universo, devido ao não convertimento as acusações foram julgadas e ela considerada culpada, vindo a ser executada.

Da mesma forma que outros como Ptolomeu, Aristóteles, Aristarco... Hipátia viveu para entender o universo. Ela foi uma astrônoma admirável e mais tarde Johannes Kepler, astrônomo matemático alemão, descobriu que a forma de movimento dos astros em elipse descoberta e defendida por Hepátia de fato regia o movimento dos planetas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com