TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO FILME TEMPOS MODERNOS

Trabalho Universitário: FICHAMENTO FILME TEMPOS MODERNOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  2.181 Visualizações

Página 1 de 2

FICHAMENTO FILME TEMPOS MODERNOS (1936)

RESUMO

TEMPOS MODERNOS (1936), apresenta a vida urbana nos Estados Unidos, na década de 30, posterior a crise de 1929, época em que a depressão atingiu grande parte da população norte-americana, levando-a ao desemprego, fome e miséria.

O personagem principal é Carlitos, que ao ser contratado como operário para trabalhar numa grande fábrica, transforma-se em um líder grevista. Logo conhece uma jovem, por quem se apaixona.

Carlitos é um trabalhador de linha produção, numa empresa que tenta se sustentar diante das modernidades que estão surgindo por impor aos seus funcionários um ritmo frenético de trabalho. O personagem de Chaplin não aguenta a pressão e fica histérico, e daí se desenrola a história, que na verdade é uma crítica muito bem direcionada sobre a vida irreal das sociedades.

A classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade (segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar sua pretensão pessoal, que em muitos casos são até mesmo indispensáveis para a subsistência desses operários.

O filme retrata a vida do homem na sociedade industrial, caracterizada pela produção embasada no sistema de linha de montagem e da mão-de-obra especializada. Mostra também as desigualdades sociais da época e que essa mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

Na verdade, o filme nada mais é do que uma dura crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, em que o operário é sufocado pelo capitalismo selvagem que começa a imperar o mundo inteiro.

Chaplin mostra neste filme as situações reais do mundo em que vivemos, tais como, a extrema diferença entre a classe trabalhadora e os burgueses em geral, deixando em forte evidência a exploração por meio de uma extrema carga horária de trabalho, produção apenas aumentando, e as condições sub-humanas a que essas pessoas eram expostas nos seus locais de trabalho.

A obra apresenta uma luta por menos carga horária , aumento de salário, melhores condições de trabalho e a questão da troca de trabalho humano pelo trabalho de máquinas, modelo de industrialização que A frase “aumente a velocidade” retrata bem a ambição da burguesia, frente aos novos moldes de produção capitalista, fruto do processo da Revolução Industrial.

O proprietário da empresa em referência, não leva em consideração a questão humana e a qualidade de vida dos operários no âmbito do trabalho, pelo contrário, os faz obrigados a trabalharem em jornadas exaustivas, más condições de trabalho, baixa remuneração e produção frenética.

Apesar de ser apenas um filme, ilustra claramente a vida real da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com