TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofando

Tese: Filosofando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  Tese  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 6

1 o que significa ser feliz, e ter uma família, comprar alguma coisa encontrar um grande amor são varias as formas de alcançar a felicidade no entanto a mais gratificante e aquela que vem do nosso interior, deste modo além da nossa própria alegria podemos incentivar a dos outros também pois felicidade e quem descobre o rosto de deus na beleza da flor, no sorriso da criança na palavra do amigo na dor que incomoda em tudo que a vida lhe oferece, a verdadeira felicidade custa pouco quando e cara não e de boa qualidade. SEJA FELIZ E FAÇA FELIZ TAMBEM QUEM TIVER DO SEU LADO.

2 relação de corpo e alma

Relação de corpo e alma

Santo Agostinho

Para Santo Agostinho, o corpo não é mau por natureza, porquanto a matéria não pode ser essencialmente má, sendo criada por Deus, que fez boas todas as coisas. Mas a união do corpo com a alma é, de certo modo, extrínseca, acidental: alma e corpo não formam aquela unidade metafísica, substancial, como na concepção aristotélico-tomista, em virtude da doutrina da forma e da matéria. A alma nasce com o indivíduo humano e, absolutamente, é uma específica criatura divina, como todas as demais. Entretanto, Agostinho fica indeciso entre o criacionismo e o traducionismo, isto é, se a alma é criada diretamente por Deus, ou provém da alma dos pais. Certo é que a alma é imortal, pela sua simplicidade. Agostinho, pois, distingue, platonicamente, a alma em vegetativa, sensitiva e intelectiva, mas afirma que elas são fundidas em uma substância humana. A inteligência é divina em intelecto intuitivo e razão discursiva; e é atribuída a primazia à vontade. No homem a vontade é amor, no animal é instinto, nos seres inferiores cego apetite.

3 A corrente da fenomenologia pretende superar a dicotomia corpo-consciência, desfazendo a hierarquização determinada pela visão platônico-cristã. Pela noção de intencionalidade, o corpo não é coisa, nem obstáculo, mas é parte integrante da totalidade do ser humano, meu corpo não é alguma coisa que eu tenho; eu sou meu corpo, por exemplo o gesto nunca é apenas corporal: ele é significativo e nos remete imediatamente à interioridade do sujeito. De fato, o corpo que percebemos não é um corpo qualquer; é um corpo humano. Então, o corpo é o primeiro momento da experiência humana. E antes de ser um "ser que conhece", o sujeito é um "ser que vive e sente", que é a maneira de participar, com o corpo, do conjunto da realidade.

4 creio que o assunto sexo deva ser abordado nas escolas sim, mas que seja com bom senso e o assunto de acordo com cada faixa etária. Não precisaria ser uma obrigatoriedade, mas uma disciplina extracurricular e, principalmente, ministrada por um profissional competente, com respaldo curricular para tratar dessa matéria e, que seja primordialmente de forma natural e instrutiva. Afinal, sexo é natural.

Falar sobre sexo numa forma ampla, natural e educativa não tem relação com incentivar os jovens e adolescentes em praticá-lo, mas uma forma de orientá-los para que quando tiverem que fazê-lo que seja com maturidade e assim se torne um adulto pleno na sua vida sexual e, não mais um infeliz com filhos antes da hora e/ou doenças, afinal certos erros podem afetar parcialmente ou pelo resto da vida, inclusive atrapalhar realizações profissionais e pessoais de desenvolvimento.

Existem muitos pais e educadores que não tiveram orientação facilitada ao longo de suas vidas- aprenderam a se cuidar do jeito que podiam- e a escola seria um meio de atenuar algum processo doloroso nesse aspecto. Se conhecer é importante para se intender.

Será que o melhor é ficar lendo revistinhas por aí ou perguntar para coleguinhas que mal sabem se cuidar só porque transam? Será que é melhor deixar a TV, a internet educar à sua forma? Sejamos francos, nem todos os pais costumam conversar sobre sexo com seus filhos, principalmente achando que estão incentivando para a promiscuidade, fora os que reprimem duramente. Os medos dos pais são enormes e, muitas vezes, existem poucos esclarecimentos existem para esses pais lidarem com a situação. Acho válido que até os pais participem do processo juntos as escolas

Não podemos fingir que não existe esse assunto e dar um de cego, surdo e mudo. Um bom exemplo é a TV que fala de prostituição, cenas picantes na programação, músicas pornográficas, um romantismo de historinhas com final feliz que é bem diferente da vida real, violência sangrando no canto da tela, entre outros. Portanto orientar é a chave para um vida mais feliz saudável e realizável do que carregar netos dos filhos de 13,14,15 anos e isso vale para outros aspectos da vida, tais como: drogas e álcool.

5 a frase de Saint-Exupéry tem o mesmo sentido, que o que mais conta para o homem (a partir do ponto de vista da felicidade), é as relações, como eu disse que a felicidade (pra mim), é estar perto da pessoa que gostamos, acho que é esse o significado dessa frase, que o que faz o homem feliz são suas relações.

6 Pois essas “paixões humanas” são resultados que provem do corpo e da alma, assim, nos fazendo humanos, pois, apesar de algumas vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com