TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofando

Resenha: Filosofando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/1/2015  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 2

1-a passagem da mentalidade mítica para o pensamento filosófico é justificada por alguns teóricos com tese do ”milagre grego”,posição descartada por outros.Em que consiste essa tese e que explicações lhe podem ser contrapostas?

A tese do milagre grego consiste na passagem da mentalidade mítica para o pensamento crítico racional e filosófico, destacando o caráter repentino e único desse processo.

Contraposição: Que a filosofia na Grécia não é fruto de um salto, do milagre realizado por um povo privilegiado,mas é a culminação do processo gestado ao longo dos tempos.

2-qual é a importância da ágora para o desenvolvimento da democracia na Grécia antiga?

Após um período de retração da cultura micênica, de 1150 a.C. (aproximado) até o início do séc. VIII a.C,conhecido como "idade das trevas",a sociedade grega torna-se mais complexa. Também o centro da cidade sofre mudança radical. Passa a ser a ágora, a praça pública, onde acontecem as transações comerciais e as discussões sobre a vida da cidade, a começar por sua defesa.O acesso à ágora torna-se cada vez maior, estendendo-se, com a instituição da democracia,a todos os que têm direito à cidadania, ou seja, habitantes do sexo masculino,adultos e que não sejam estrangeiros ou escravos.

3-o que significa dizer que a Grécia grega era uma democracia direta?sob esse aspecto,em que se distingue das atuais democracia?

Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões.As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. O exemplo mais marcante das primeiras democracias diretas é a de Atenas (e de outras cidades gregas), nas quais o Povo se reunia nas praças e ali tomava decisões políticas. Na Grécia antiga o "Povo" era composto por pessoas com título de cidadão ateniense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com