TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Anhembi Unidade 5

Exames: Filosofia Anhembi Unidade 5. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 3

• Pergunta 1

0 em 0,2 pontos

Por que um resgate bem-sucedido aos bancos americanos ainda está distante? MartinWolf

“A crise quebrou o contrato social americano. Antes, as pessoas estavam livres para terem sucesso ou fracassarem, sem assistência. Agora, em nome do risco ao sistema, os resgates injetaram somas imensas em instituições falidas que derrubaram a economia. A resposta do Congresso é um desastre. Se aprovadas, estas idéias levariam a um êxodo de funcionários qualificados dos bancos americanos, minaria a disposição de expandir o crédito, destruiria a confiança nos acordos fechados com o governo e ameaçaria a regra da lei. Eu presumo que os legisladores esperam que o presidente os salve de sua tolice. O simples fato dessas idéias serem consideradas é um sinal claro da raiva que existe.”

('Políticas Econômicas Globais e Perspectivas', 13-14 de março de 2009, www.fmi.org. Tradução: George El Khouri Andolfato).

Assinale a alternativa correta de acordo com a unidade 5: O texto diz que a atual crise econômica quebrou o contrato social americano, fazendo referência aos teóricos contratualistas:

I) Jean-Jacques Rousseau

II) Nicolau Maquiavel

III) Thomas Hobbes

IV) John Locke

V) Montesquieu

Resposta Selecionada: a.

I, II, III

Resposta Correta: b.

I, III, IV

Feedback da resposta: A alternativa correta é "I, III, IV". Os 3 filósofos que defendem o Contrato Social são Locke, Hobbes e Rousseau. Não se enquadram nessa categoria Nicolau Maquiavel e Montesquieu

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Este símbolo representa a corrente política Anarquismo que, de acordo com a unidade 5, defende:

Resposta Selecionada: d.

Sociedades cooperativas de produção.

Resposta Correta: d.

Sociedades cooperativas de produção.

Feedback da resposta: A alternativa correta é "Sociedades cooperativas de produção" uma vez que os anarquistas eram contra a propriedade privada conforme afirmação de Proudhon "A propriedade é roubo". Todas as alternativas, exceto a "d" são características do capitalismo.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O Contrato Social é uma forma de tornar possível a vida em sociedade. Assinale a alternativa que NÃO pertence a Jean -Jacques Rousseau:

Resposta Selecionada: d.

A liberdade de natureza consiste em não estar sob qualquer restrição que não a lei da natureza.

Resposta Correta: d.

A liberdade de natureza consiste em não estar sob qualquer restrição que não a lei da natureza.

Feedback da resposta: A alternativa correta é "A liberdade de natureza consiste em não estar sob qualquer restrição que não a lei da natureza" porque é a concepção de Locke. Para Rousseau através do Contrato Social o homem passa da liberdade natural para a liberdade convencional, e o pacto em lugar de destruir a igualdade natural, pelo contrário substitui por uma igualdade moral e legítima e a desigualdade física entre os homens em estado natural seria compensada pela igualdade por convenção e direito., e, por fim, O que deve guiar o estado é o interesse comum, segundo Rousseau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com