TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pessoas - Anhembi - Unidade 1

Artigo: Gestão Pessoas - Anhembi - Unidade 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 5

0,2 em 0,2 pontos

A administração de recursos humanos, historicamente conhecida como administração de pessoal, lida com sistemas formais para administrar pessoas dentro da organização. Gestão de pessoas tem assumido papel estratégico e vital porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em fonte de vantagem competitiva. (BATEMAN E SNELL, 1998).

Tendo o texto acima como referência inicial, considere as afirmações a seguir.

(I) Os direcionamentos estratégicos da organização, os negócios em que pretende participar, em que mercados tem intenção de atuar e o crescimento esperado para o futuro são estímulos para a moderna gestão de pessoas.

(II) As empresas bem sucedidas buscam trabalhadores proativos, capazes de constante renovação e automotivados. São trabalhadores que investem em sua organização com esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, na expectativa de colher reconhecimento, crescimento profissional e satisfação no trabalho.

(III) Na atual concepção, pessoas são recursos da organização. O foco da gestão de pessoas é o controle a adaptação do indivíduo à empresa, garantindo, deste modo, a produtividade.

Está(ao) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

Resposta

Resposta Selecionada: b.

I e II

Resposta Correta: b.

I e II

Feedback da resposta: Existe uma evolução no conceito de gestão de pessoas, motivada pela necessidade das organizações tornarem-se mais competitivas. A crescente necessidade de planejamento e intervenções com foco estratégico visa à mudança do modelo de controle para o de comprometimento de pessoas com a organização. As organizações têm sido pressionadas tanto pelo seu próprio ambiente interno (tecnologia, condições de vida, padrão de valorização, etc. que têm influenciado o conjunto de expectativas que as pessoas possuem com relação às organizações e o trabalho) como pelo ambiente externo no qual estão inseridas (trabalho flexível, globalização, necessidade de revitalização de produtos para inserção em mercados locais e globais, etc.) a rever o seu modo de gerir pessoas e efetuar algumas modificações.

. Pergunta 2 .0,2 em 0,2 pontos

A Gestão de Pessoas, devido a alguns precedentes, passou por um processo de reestruturação que resultou na gestão estratégica de pessoas. Na gestão estratégica de pessoas, o foco nos negócios e o alinhamento da estratégia da corporação com a gestão de pessoas possibilitam uma melhor e maior atuação na própria gestão de pessoas dentro da corporação. Assinale a alternativa que melhor corresponde a esses precedentes.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Mudanças ocorridas na própria organização do trabalho, no relacionamento de pessoas com a organização e na maneira que as pessoas percebem a sua relação com o trabalho.

Resposta Correta: c.

Mudanças ocorridas na própria organização do trabalho, no relacionamento de pessoas com a organização e na maneira que as pessoas percebem a sua relação com o trabalho.

Feedback da resposta: Mudanças ocorridas na própria organização do trabalho, no relacionamento de pessoas com a organização e na maneira que as pessoas percebem a sua relação com o trabalho. As mudanças na organização da relação das pessoas com o trabalho, geram mudanças na forma com que as empresas lidam com as pessoas, logo a gestão de pessoas passa a ser a gestão estratégica de pessoas.

. Pergunta 3 .0,2 em 0,2 pontos

A gestão de pessoas passou por diversas mudanças até atingir o ponto onde a encontramos hoje. Muitas dessas mudanças foram motivadas pelo contexto do ambiente de trabalho, outras mudanças foram definidas por transformações do pensamento humano. Porém, o cenário no qual se encontram as organizações atualmente pode ser o fato mais relevante para as mudanças que têm ocorrido. Assinale a alternativa na qual NÃO encontramos nenhum dos fatores de mudança do cenário atual.

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

Resposta Correta: e.

Competitividade: numero cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas com produtos concorrentes.

Feedback da resposta: Competitividade: número cada vez maior de empresas atuando no mesmo mercado, e empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com