TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Antiga

Trabalho Escolar: Filosofia Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  1.023 Visualizações

Página 1 de 4

DIVISÃO DA HISTORIA DA FILOSOFIA ANTIGA

Filosofia Antiga: Trata-se do início da Filosofia (, da identificação de seus primeiros problemas. A FILOSOFIA Antiga abrange um período que vai do final do séc. VI a.C até o séc.VII d.C. Tendo como espaços iniciais as cidades-Estdo da Grécia, chamadas poleis, seu desenvolvimento atingiu várias cidades do Império Romano, inclusiva no norte da África.

Os escritos da época foram produzidos, e geral, em grego e latim, mas os espaços culturais onde A filosofia Antiga se desenvolveu eram bastante heterogêneos. Muitos textos desses pensadores acabaram se perdendo, restando-nos apenas alguns livros e fragmentos.

pensadores :Tales,Anaximandro, Heráclito Parmênides, Leucipo, Demócrito, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, Zenão, Epicuro, Lucrécio, Sêneca, Marco Aurélio, Plotino, Porfírio, Jamblico, etc.

Filosofia Medieval: A filosofia Medieval se desenvolveu no período que vai do século VIII ao séc. XIV. Seus espaços foram, principalmente, os mosteiros e ordens religiosas européias, onde a Igreja Católica tinha hegemonia.

Entretanto, houve manifestações filosóficas fora do mundo cristão, em especial no mundo árabe e judeu. A filosofia Medieval foi uma das responsáveis pela criação das universidades. Sua principal discussão: a relação entre a fé e razão, ou seja, a tentativa de separar o que pertenceria a Deus (teologia) e que pertenceria aos homens (filosofia).

pensadores : Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.

Filosofia Moderna: Iniciada no séc. XIV, filosofia Moderna se estende ate o final do séc. XVIII, no continente europeu. Nessa época, a Europa foi palco do desenvolvimento do capitalismo, da formação dos Estados Nacionais, das grandes navegações e dos processos de colonização e formação dos impérios.

A Igreja Católica dividiu a hegemonia com o protestantismo e com as ideias que incentivavam a liberdade do homem frente à religião. Sua s pela criação das universidades. Sua principal discussão: a relação entre a fé e razão, ou seja, a tentativa de separar o que pertenceria a Deus (teologia) e que pertenceria aos homens (filosofia).

Jean-Jacques Rousseau - Sua obra principal é Do Contrato Social, Nicolau Maquiavel - Obra principal: O Príncipe,Francis Bacon - Obra principal: Ensaios.

Filosofia Contemporânea: A filosofia Contemporânea se estende do final do séc. XVIII até os nossos dias. É possível dizer que seus problemas inspiram-se na Revolução Francesa e na revolução Industrial, com a crescente desumanização do processo social de produção.

Seu espaço central ainda é a Europa, mas cada vez mais atinge outros espaços, como por exemplo, os Estados Unidos.

pensadores : Século 19 - G.W.F. Hegel ,Arthur Schopenhauer ,Auguste Comte ,Sören Kierkegaard, Karl Marx ,harles Sanders Peirce , William James ,Friedrich Nietzsche Século 20 - Sigmund Freud , Edmund Husserl , Henri Bergson , Bertrand Russell , Carl G. Jung , Ludwig Wittgenstein , Martin Heidegger , Max Horkheimer ,Jean Piaget , Jean-Paul Sartre ,Maurice Merleau Ponty ,Claude Lévi-Strauss

algumas ideias importantes de filosofos : Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com