TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Artigos Científicos: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Filosofia?

A fim de que possamos compreender o que é Filosofia se faz profundamente necessário analisarmos a sua definição enciclopédica, "A Filosofia (do Grego; philos - que ama + sophia-sabedoria, que ama a sabedoria) é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem". De forma sintética nós podemos dizer que a Filosofia é o estudo de tudo, como nós vemos o mundo e a nós mesmos e as outras pessoas, a natureza e todas as coisas e situações que vivemos e presenciamos em nossas vidas.

Podemos dizer que filosofia é algo enigmático o ser em busca do desconhecido, é tentar buscar e revelar o que ainda não foi revelado representa a busca o conhecimento. Um distanciamento para com o mundo, Aristóteles dizia que era uma espanto e uma admiração para com a natureza. Filosofia é a desbanalização do banal. De discutirmos idéias e opiniões.

Importância e Características da Filosofia

A Filosofia exerce na sociedade uma ação de profunda importância para a transformação, isso se dá de formas mais diversas possíveis, pois a através de projetos desenvolvidos pelos filósofos que conseguimos a maioria dos avanços de liberdade e pensamentos e ações na nossa vida contemporânea. Ex; O filosofo, Poulain de La Barre foi o primeiro homem a desenvolver e reivindicar a educação para as mulheres. Outro filosofo de grande importância para as mudanças ocorridas na sociedade foi Aristóteles, pois suas obras abrangem tanto a lógica, a física e a concepção do universo ético-politico etc. junto a outros filósofos ajudam a compreensão e nas mudanças do mundo, e na visão de toda sociedade e dos individuas assim como na natureza nas ideologias que ocorrem durante toda vida no mundo.

Algumas principais características da filosofia são; tendência racional, submissão dos problemas a analise, o pensamento é a fonte do conhecimento, o não aceitar as noções pré-concebidas, descobrir as semelhanças e dessemelhanças entre as coisas.

A filosofia como fonte reflexiva

O estudo da filosofia foi proibida na época da ditadura militar que ocorreu na década de 60 alongando-se até os anos 80 no Brasil, especificamente no ensino médio e no ensino superior, sendo percebida a sua presença apenas para uns poucos filósofos e para manipulação por partes dos militares, a fim de exercer um controle sobre a sociedade, isso é apresentado no texto "Na Escola Superior de Guerra, instituição tipicamente militar, que foi incentivada a alargar suas atividades cientificas e culturais, no sentido de estabelecer fundamentos ideológicos para o encaminhamento das ações dos governos militares". Isso aconteceu em todos os paises.

Anúncios Google

O primeiro pais a utilizar a filosofia como praticas político-educacionais e difundir a outros paises na década de 70 foi o Estados Unidos na Stanford-University. Nos é apresentado também que a sociedade não aceita mais essa política dominante e quer ser ouvida, quer ter autonomia financeira e ter acesso a cultura e política como esclarece o texto "A sociedade civil como conjunto de organismos chamados privados e que correspondem a função de hegemonia que o grupo dominante exerce em toda a sociedade" Isso mostra que a sociedade exerce hoje uma postura critica diante da manipulação dos objetivos políticos ideológicos.

A relação entre a Filosofia e o Serviço Social

Sob uma perspectiva fundamentalista podemos dizer que o Serviço Social se caracteriza por ser uma profissão legitimada socialmente com caráter social e que está intimamente vinculada a uma visão de homem e mundo, respondendo a uma necessidade social.

A ação do Serviço Social está vinculada diretamente a questão social. Podemos compreender e perceber isso nas falas de CARVALHO e IAMAMOTO (1983, p. 77 apud, Machado).

"A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com