TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Aplicada Ao Serviço Social

Artigos Científicos: Filosofia Aplicada Ao Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/7/2014  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

É propósito neste ensaio, trazer à baila as pluralidades conceituais em torno do vocábulo “Filosofia”. As diversas indagações sobre a importância da mesma para se “decifrar” a sociedade e o mundo em que se vive e também a intrigante busca das principais características filosóficas.

Outro questionamento, será sobre a relação existente entre a filosofia e o Serviço Social, como o assistente social deve trazer para o seu cotidiano postura “filosóficas”.

A reflexão filosófica surge no sec. VI a. C na Grécia, em contraposição à narrativa mítica. Um novo conceito de verdade sobre a realidade substitui, assim, o modelo baseado na tradição oral dos poetas, autoridades portadoras da vontade dos Deuses.

A filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de serem apreendidos pela razão, discursos palavra/humano.

Outra característica da filosofia e como admiração, isto é, a contemplação da verdade de modo absoluto e universal, válida para todos independentes de raça, nação cultura, mito. Assim, a filosofia libertao homem da insegurança e do temor proporcionados pelo mito de que o destino dos homens era um joguete dos deuses.

Pode-se dizer que a filosofia não é criadora, é reflexão sobre a totalidade da experiência vivida. A história é o laboratório do filósofo, com a condição de entender por isso tanto a história individual (todo o individuo é uma história) como a história geral.

Ao refletir sobre a importância da filosofia para se “decifrar” a sociedade e o mundo é acreditar que somente através da mesma e do pensamento crítico que se pode desconstruir/desconstituir a sociedade em pequenas parcelas e pensa-las, repensá-las.

A filosofia nos abre um leque de maneiras de “decifrar” o “homem/mundo”, sendo estes objetos da filosofia. Considera-se que o homem é o objeto da filosofia, este, desde que nasce está cercado de paradigmas, conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de decifrar ou explicar costumes ou maneiras de agir.

Pensar a filosofia não como um saber, mas sim como uma reflexão sobre o saber. Refletir é uma maneira de se por em questão o conhecimento que possuímos. Filosofar é refletir sobre nosso saber, interrogar-se sobre nosso conhecimento.

Desta forma, a filosofiatem a intenção de estimular a consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora ao homem. Assim, faz-se necessário que toda profissão retém da filosofia questionamentos sobre os seus atos. Tem-se como exemplo o assiste social, que deve trazer para o seu cotidiano posturas filosóficas, para o melhor desenvolver o seu trabalho.

Essa postura deve ser de um “ser” questionador, capaz de se preocupar com a clareza conceitual, além de preocupar-se com a maneira mais adequada de interpretar as várias interpretações que os seres humanos faz da realidade. O assistente social, que tem como compromisso o atendimento das necessidades humanas que se constituem em direitos, focaliza a sua prática em interesses sociais historicamente determinados, pois, entende que o homem é um sujeito histórico que tem passado, presente e futuro e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com