TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Da Educação - A Importância Da Educação

Exames: Filosofia Da Educação - A Importância Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia da Educação

Introdução

A preocupação com a educação e a metodologia de ensino sempre foram uma constante na vida de educadores filósofos e sociólogos governantes e governados Um grande exemplo é a obra de Rousseau com a criação do garoto Emilio onde ele propõe a mudança de toda metodologia de ensino em sua época.

Platão sempre desenvolveu seus pensamentos filosóficos em concordância com sua visão sobre a educação sendo que seus objetivos sempre foram ter como base a criação de um estado mental perfeito propondo que se desse uma educação diferenciada aos guardiões em cujas mãos estava a defesa da cidade e seus interesses dentro da sociedade.

A formação destes guardiões principalmente do governante exigia muita dedicação e esforço muito maior por parte de seus mestres e educadores, pois os mesmos estavam tão acostumados com a escuridão cultural, conhecimentos falsos, enganosos, gerado por diversas opiniões. Viam que a luz da sabedoria lhes segariam por completoera preciso preparar muito bem os olhos da alma para a finalidade proposta.

Já aqueles que não conseguissem atingir um nível de educação proposto seriam postos a trabalhar para a comunidade, prestando todo tipo de serviço, estariam sempre na dependência do estado e da generosidade da comunidade.

Toda esta preocupação com a educação era de formar cidadãos com filosofia semelhante de seu mestre cuja importância para a política ou o sistema governante da época era desenvolver estudos filosóficos com objetivo de ter uma compreensão das leis que regiam o estado. Seria necessário também fazerem intercambio cultural com outras escolas filosóficas a fim de terem um regimento interno com leis extremamente aprimoradas.Teriam também que cuidar para que todos os princípios filosóficos e legais a que se propunha aprender fossem respeitadospelos conselheiros e mestres no exercício de sua função de ensinar e difundir entre os cidadãos

O melhor deles era considerado a alma que atinge o topo do conhecimento tendo certeza que esta em plena condição de governarporem não devem se considerar superiores aos demais homens e mulheres,muito pelo contrário devem retornar ao mundo de ignorância que viviam e ajuda-los a ver com maior nitidez o escuro em que vivem.

O ideal do mesmo não consiste em ter como meta chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria, prestigio ou riquezas, não cultiva o orgulho, mas é feliz por ser o educador maior, aquele que governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores.

Conclusão:

A educação tem que ser levado a sério em nossas vidas como alunos ou como membros do corpo docente de uma instituição.

O apostolo Paulo diz quem ensina esmere-se ao fazê-lo.

É preciso que haja dedicação e disciplina para sermos mestres naquilo que nos propomos fazer; é preciso que o cidadão deixe de choramingar sua situação de excluídos e busquem o conhecimento e o saber.

É preciso que nossos governantes deixem de ser amantes de si mesmo e comecem a agir como o ReiFilósofo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com