TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Artigos Científicos: Filosofia E Etica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

1) Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

R. Filosofia Antiga é dividida em três fases que aconteceram em Atenas e depois em Roma. Primeira fase chamada de Período Pré-Socrático ou Cosmológico, onde se ocupava com a origem do mundo e as causas das transformações. A segunda chamada de Período Socrático ou Antropológico onde o estudo é o homem e sua vida politica, moral e a capacidade de conhecer as coisas. A terceira, chamada de helenístico ou Greco-Romano, passaram a predominar doutrinas onde continuam se consolidando e modificando. Neste ultimo, tem sido reconhecida pela passagem gradual do predomínio da cidade e da comunidade, para o predomínio do individuo.

Filosofia Medieval inclui europeus, árabes e judeus onde se predominou a Igreja Católica Romana e ao lado delas as primeiras Universidades, tendo como principal curso o de Teologia. Durante muito tempo, esta época foi entendida como um intervalo cronológico entre a antiguidade Clássica e a Renascença, onde nada de importante no campo da arte, da ciência e da filosofia, aconteceu. Após muitos estudos, esta época passou a significar um período decisivo para entender a historia do Ocidente, pela arquitetura, além das construções das universidades e pela formação gradual das línguas latinas. Com isto teve como principais características a relação entre filosofia e religião, além da forte presença de Aristóteles nos campos teóricos, sendo consagrada pela presença do grande pensador cristão cujo tema principal foi defender uma conciliação entre razão e fé.

Filosofia Moderna é um dos períodos mais criativos da Historia Ocidental. Foi neste período que a Itália saiu para a conquista da América, a criação da ciência moderna, a formulação das utopias, a inauguração da ciência política, a revolução artística e etc. Passa-se a predominar uma visão naturalista, onde o homem é visto como parte dela, podendo agir sobre ela através da alquimia, da astrologia etc. Também passa a ser valorizada a vida ativa, fazendo com que o ser humano passe a figurar como artífice do seu destino, através da ciência, politica, das técnicas e da arte. A modernidade passou a dar primazia ao individuo e não a sociedade.

2) Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

R. A principal diferença entre o socrático e o platônico, é que no socrático, se discute o que é o amor, e assim se discute o que é Filosofia, pois filosofo é quem ama, é quem busca eroticamente, amorosamente, entender as coisas, o mundo desejando a verdade e procurando realizar este desejo. Já no platônico, diz que ela é a realização do desejo, sendo a Filosofia a verdade neutra e objetiva, independente do interesse de alguma parte. As consequências práticas que estes conceitos podem interferir na vida de um administrador público na forma bem relativa, o conceito socrático leva ao administrador a observar e aprender e entender as coisas com pratica de seu trabalho. A teoria platônica seria uma forma de que o administrador primeiro teria que saber sua função antes de poder exercê-la, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com