TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Dissertações: Filosofia E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  1.027 Visualizações

Página 1 de 3

Leia a Apostila do Curso de Selvino José Asmann, das págs. 36 a 60 e responda às quatro atividades propostas na pág. 60.

1.Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia, tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos.

Filosofia Antiga; do séc.VI a. C até o séc.V d. C. É dividida em três períodos;

Período Pré-socrático ou Cosmológico: Em que a filosofia se ocupa principalmente com a origem do mundo e as causas das transformações da natureza;

Período Socrático ou Antropológico: Ocorrido entre o final do séc. V até o final do séc. IV a.C., cujas figuras principais são Sócrates, Platão e Aristóteles, em que o objeto de estudo da filosofia passa a ser o homem, sua vida política e moral, e sua capacidade de conhecer as coisas;

Período Helenístico ou Greco-romano: Entre o final do Século III a. C até o séc. II d. C, quando começa a consolidar-se a supremacia da visão cristã, sobretudo com o pensamento de Santo Agostinho. Neste período, deixa-se de acreditar em soluções mais coletivas para a vida humana e se começa a introduzir uma saída individual, consolidando-se uma nova ética e uma política que deixa de ser vista como boa.

É o período em que predominam as doutrinas dos estoicos, dos epicuristas e dos céticos. Neste período, as doutrinas filosóficas helenísticas deixaram de ter sua sede em Atenas, e Roma passara a ser o lugar em que tais doutrinas continuaram consolidando-se e modificando-se.

Filosofia Medieval; Filosofia Medieval: do Século V d. C. até o séc. XIV ou XV; A Filosofia Medieval inclui pensadores europeus, árabes e judeus. É o período de cerca de mil anos em que predomina a Igreja Católica Romana, e se criam, ao lado das catedrais, as primeiras Universidades, cujo curso principal era a Teologia, sendo a Filosofia uma “serva da Teologia”. Essa filosofia tem como característica principal;

* A estreita relação entre filosofia e religião, ou melhor,

entre filosofia e teologia.

* A forte presença de Aristóteles em todos os campos do pensamento teórico (lógica, ética, metafísica), o que ocorreu depois da influência inicial da obra de Platão.

A influência de Aristóteles foi consagrada pela presença do grande pensador cristão, que é Santo Tomás de Aquino (1225-1274), cujo tema maior foi defender uma conciliação entre razão e fé, entre Cristo e Aristóteles, o que marcou o período medieval mais do que qualquer outra .

2.Em que medida poderíamos dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo moderno?Faça-o como exemplos.

Antigo: Pessoas que se preocupam com a natureza, como por exemplo, os ecologistas.

Medievais: Que é a relação entre filósofos e a teologia, como exemplos padres, e pastores.

Moderno: Que o homem pode interferir na natureza como por exemplos, pessoas que fazem o desmatamento da natureza, queima de combustíveis entre outros causando o aquecimento global.

3.Há diferença entre conceito Kantiano de modernidade , apresentado ao falar de Iluminismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com