TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Etica

Trabalho Escolar: Filosofia E Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 6

1. Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores. Observação: Não basta dizer que a empresa faz ações, há a necessidade de detalhar a ação promovida pela empresa. (Mínimo de 6 empresas)

HP – A HP é uma empresa que se preoculpa com a responsábilidade social, ambiental e comunitario.

A empresa acredita que a confiança, o respeiro e a integridade estão entre os componentes chave para o sucesso da empresa, por isso incentiva seus funcionários a informar sobre os fatos que pareçam inapropriados e contam com uma ferramenta de interesse mundial que ajudam os funcionários a questionar e trazer a tona preoculpações.

A HP credita que o investomento comunitário é uma maneira eficaz de mostrar seu comprometimento em ser um bom cidadão, capacitando as pessoas com treinamentos e recursos tecnológicos que melhorem a qualidade de vida e incentivem as conquistas educacionais e o sucesso em empreendimentos.

A HP está comprometida em reduzir o impacto ambiental em todos os aspectos relacionados aos seus negócios, se preoculpando em fazer o que é certo para o meio ambiente não é apenas o certo a fazer, mas também é uma prática comercial inteligente, ajuda seus clientes a se tornarem ecológicos com PCs, estações de trabalho, monitores, notebooks, servidores, impressoras, TVs e muitos outros produtos projetados para reduzir o impacto no meio ambiente.

Petrobrás – Para a petrobras responsabilidade social é a forma de gestão integrada, ética e transparente dos seus negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.

Seus principais compromissos:

Atuação Corporativa: Assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e a transparência na relação com as partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável: Conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando nossos compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Compromisso da Força de Trabalho: Comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras.

Investimento Social Sustentável: Buscar a sustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades.

Alstom - A força da diversidade

A Alstom está comprometida em encontrar e desenvolver o potencial das pessoas deste país.

Para eles, alcançar a equidade econômica é um imperativo de negócio. Para isso, garantem a diversidade e buscam contribuir para a redução das desigualdades econômicas por meio da criação de empregos e desenvolvimento da indústria.

Além disso a Alstom tem um projeto que apoia o desenvolvimento do turismo sustentável em Nilo Peçanha, no Estado da Bahia. Por meio de iniciativas direcionadas aos jovens das comunidades locais, visa a contribuir para a conservação da diversidade biológica e cultural da região. Ano: 2012

Unilever – A Unilever foi eleita a empresa modelo em sustentabilidade com o compromisso de reduzir pela metade os impactos ambientais de suas atividades e operações, ao mesmo tempo em que pretende dobrar o tamanho do negócio até 2020. Para atingir esse objetivo, quatro aspectos são prioridades da gestão ambiental da empresa no mundo: emissões de gases de efeito estufa, consumo de água, geração e destinação de resíduos e recursos sustentáveis. Também apoia ações que estejam alinhadas à estratégia da companhia e permitam a melhoria dos padrões de vida das comunidades, a redução de impacto ambiental e a promoção da saúde e do bem estar.

Demarest Advogados – No Demarest tem o programa “responsabilidade social 360”, que tem como objetivo a conscientização de seus coloboradores na concretização de diversas ações de responsábilidade social como:

Doação de sangue, onde o hospital Sirio Libanes uma vez ao ano vai colher sangue dos funcionários na empresa;

Campanha do agasalho, onde são colocadas caixas espalhadas por todo o escritório para que seus colaboradores possam ajudar pessoas necessitadas;

MC dia feliz, o Demarest participa do Mc Dia Feliz vendendo internamente os tickets de Big Mac onde toda a renda é revertida para o GRAAC.

Natal, Arrecadação e doação de kits de Natal (as conhecidas "sacolinhas") com presentes e roupas para as crianças atendidas pela Unibes - União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social.

Natura – A natura é uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente. A natura tem as seguintes preoculpações:

 A responsabilida para com as gerações futuras;

 A educação ambiental;

 O gerenciamento de pacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços;

 A minimização de entradas e saídas de materiais.

3. Caso para estudo

O Sr. “X” era o executivo presidente da “Poderosa”. Por ocasião do casamento de sua filha mais velha, ele solicitou ao Centro de processamento de Dados que informasse os nomes de todos os fornecedores da Poderosa, com os respectivos contatos e executivos principais. Em seguida, pediu à sua secretaria que enviasse convites do casamento da filha para todos eles. Para os primeiros executivos dos fornecedores, o convite continha o nome completo. Para os contatos, o contato era dirigido aos “amigos da empresa fornecedora”. Ao todo foram oito mil convites. Para felicidade do Sr. X, os destinatários dos convites não compareceram nem ao casamento e nem à recepção. Mas a grande maioria não se furtou de mandar presentes. Foram tantos que os nubentes resolveram iniciar um comércio de presentes...

a) Você acha que ao enviar os convites o Sr. X queria apenas partilhar com os parceiros comerciais a sua alegria pelo casamento da filha, ou estava interessado nos presentes?

R: Estava interessado apenas nos presentes, pois se estivesse apenas querendo compartilhar o momento não mandaria convites apenas para os execultivos principais, e sendo ele “ A Poderosa” o cliente os seus fornecedores não mediriam esforços para mandar os presentes.

b) As empresas que enviaram presentes, neste caso, ainda que dentro de valores razoáveis, a seu ver, agiram com ética? R: Sim, porque se eles foram convidados teriam que ao menos mandar o presente, agiram com gentileza, já o senhor x não agil com ética, pois se aproveitou do casamento da filha para se dar bem com os fornecedores.

c) Quais são os valores éticos identificados no senhor X e nos fornecedores?

R: No Senhor X não consigo identificar valores éticos, jáque o mesmo agil com má fé, enviando convite para seus fornedores com o intuito de ganhar presentes, os fornecedores no momento em que retribuiram a “gentileza” de serem convidados para um momento tão especial para um cliente agiram com ética.

4) Defina o que é Programa Assistencialista e Filantropia. Exemplifique.

R: A filantropia é uma ação benemerente, cujo operação é a doação, o recurso doado é baixo, não há compromisso social da empresa doadora e os beneficiários não se envolvem. O exercício da responsabilidade social não se esgota no ato da doação.

Assistencialismo é a pratica política que defende a assistência aos mais carentes da sociedade baseada no conceito de assistência, obrigação que adquirem os governos com seus cidadãos por meio de uma constituição pela qual se assinala o caráter de dignidade de todo ser humano sem distinções de tipo algum, e pela qual o governo há de assisti-los no que se refere a importância mínima básica como no caso de moradia, albergues,refeitórios públicos e cuidados sanitários.

REFERÊNCIAS

http://www.demarest.com.br/Paginas/ResponsabilidadeSocial.aspx acessado em 06/09 ás 22:50

Melo Neto, Francisco Paulo de; o novo desafio da gestão moderna, 2004

http://www.petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meioambiente/sociedade/politica-de-responsabilidade-social/ acessado em 06/09 ás 18:30

http://www.unilever.com.br/aboutus/destaques_do_site/unilever_e_eleita_empresa-modelo_em_sustentabilidade.aspx; acessado em 06/09 ás 18:30

...

Baixar como  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »