TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia E Mito

Casos: Filosofia E Mito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  815 Visualizações

Página 1 de 6

6)Quais são as diferenças entre Filosofia e mito?

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Já a Filosofia, usa da lógica, através de pesquisas e argumentações para explicar a realidade de forma racional. Não são aceitos argumentos dogmáticos e fora da realidade (sobrenatural; misterioso)

7)Segundo Marilena Chauí, quais são as principais condições (3 condições) históricas que explicam o surgimento da Filosofia no ocidente grego? Explicar.

- As viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis, eram, na verdade, habitados por outros seres humanos;

- A invenção do calendário, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estaçõs do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino.

- A invenção da moeda, que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes.

8)O que denota a palavra “filosofia”?

A palavra filosofia é grega. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem à palavra sophos, sábio. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Filosofo: o que ama a sabedoria tem amizade pelo saber, deseja saber. Assim a filosofia indica um estado de espírito o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.

9)Quem é o filósofo segundo Pitágoras a partir do argumento dos 3 tipos de pessoas que compareciam aos jogos olímpicos? Explicar.

Dizia Pitágoras que três tipos de pessoas compareciam aos jogos Olímpicos (a festa pública mais importante da Grécia, na qual havia competições esportivas, concursos artísticos e teatrais): as que iam para comerciar durante os jogos, ali estando apenas para satisfazer sua própria cobiça, sem se interessar pelos torneios; as que iam para competir e fazer brilhar suas próprias pessoas, isto é, os atletas e artistas (pois, durante os jogos também havia competições de dança, poesia, música, teatro); e as que iam para assistir aos jogos e torneios, para avaliar o desempenho e julgar o valor dos que ali se apresentavam. Esse terceiro tipo de pessoa, dizia Pitágoras, é como o filósofo. Com isso, Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros – não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não é um “atleta intelectual”, não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, pelo desejo de saber.

10)Quais são as características da filosofia como um fato tipicamente grego?

Quer dizer que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, ou pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.

11)Qual é o legado que a filosofia grega deixou para o ocidente europeu? Discorrer sobre três contribuições.

Desse legado, podemos destacar como principais contribuições as seguintes: A lei da gravitação afirma que todo corpo, quando sofre a ação de um outro, produz uma reação igual e contrária. Leis geométricas do triângulo ou do circulo, conforme demonstraram os filósofos gregos, são universais e necessárias. Leis necessárias e universais da natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são conhecimentos misteriosos e secretos, que precisariam ser revelados por divindades, mas são conhecimentos que o pensamento humano, por sua própria força e capacidade, pode alcançar.

12)Segundo Kant, o que caracteriza a atitude filosófica? Explicar.

A atitude filosófica requer o afastamento de diversos preconceitos, entre eles, aquele que leva as pessoas a pensarem que o filosofar é inútil, difícil e complicado, como se fosse tarefa para gente ultra-especializada. No entanto, a atitude filosófica requer uma postura diferenciada, mesmo diante da constatação do alto grau de saber de alguns filósofos, deve-se entender que o filosofar não está fechado somente aos filósofos consagrados ou com formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com