TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Mitico-religioso E Filosofico

Monografias: Filosofia Mitico-religioso E Filosofico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  3.736 Visualizações

Página 1 de 6

1) MITOLOGIA

Em que consiste as narrativas mítico-religiosas?

Consiste em uma explicação que são utilizadas variáveis significativas de caráter sobrenatural, não podendo ser verificada por conta de não estar ao nosso alcance está para além do natural, da realidade sendo aceita por meio da fé, ou seja, um voto de confiança. É uma explicação dogmática não pode ser discutida.

Quais as suas principais características? Por que eram tão importantes na época?

Utiliza de variável de caráter sobrenatural, é aceita pelo um voto de confiança, ou seja, a fé e não pode ser discutida é uma explicação dogmática. Eram importantes porque faziam parte da tradição cultural e nos faz constituir uma própria visão de mundo à nossa maneira de viver a realidade.

2) SURGIMENTO DA FILOSOFIA

Que fatores históricos favoreceram ao surgimento da filosofia? Explique.

Período de transição e transformação da sociedade grega; Decadência da civilização micênico-cretense na Grécia por volta do séc. XII a.C; Invasão da Grécia pelas tribos dóricas vindas provavelmente da Ásia Central em torno de 900 a 750 a.C. . O mítico que é apelado pelo mistério e sobrenatural começa a perder espaço porque deixa de satisfazer às necessidades da nova organização social, que se preocupava com a realidade concreta.

Quais as principais características dessa nova forma de pensar?

Relacionar causa e efeito, utiliza-se de variáveis significativas de caráter natural, ou seja, está ao nosso alcance pode ser verificada, relaciona as evidências por meio dos sentidos, pelo raciocínio.

Qual o propósito inicial da filosofia?

Conseguir formular explicações concretas, ou seja, que possam ser comprovadas, verificadas sobre a origem do mundo.

3) O PROBLEMA DO CONHECER

Pouco tempo após começar a produzir reflexões sobre a natureza – com os chamados naturalistas – a filosofia se volta para a problemática do conhecer. Em que consiste esta problemática? Porque ela foi discutida com tanta veêmência por estes primeiros filósofos?

Consiste em conhecermos algo e utilizando do nossos sentidos relacionamos as variáveis que observamos e produzirmos na mente(alma) uma afirmação daquilo que estou vendo. Mas essa mesma variável é observada por outra pessoa e através do seus sentidos vai formular uma outra afirmativa, isso tudo dentro de uma realidade. Tais afirmações são complementares de ambas, pois, não se negam e sim se relacionam mesmo sendo diferentes. Isso propõe a filosofia produzir explicações que podem ser verificadas.

4) O PROBLEMA DO SER

Ao mesmo tempo em que se tenta explicar como podemos conhecer as coisas, é preciso também definir o que sejam as coisas, ou seja, como explicar sua existência?

Por meio da produção de explicações com variáveis significativas de caráter natural em base filosófica.

Em que consiste o problema do Ser? Ou seja, qual o dilema inicial que se enfrenta ao tentar explicar como as coisas existem?

Porque as pessoas utilizavam as mesmas ferramentas pra observar algo mas tinham proposta diferentes. As coisas sofriam uma força que as obrigavam a mudarem, mas elas tinham algo que não se modificavam que se chamava de essência, mas queriam descobrir onde estava esta essência.

5) PARMÊNIDES

O PROBLEMA DO SER:

Como Parmênides supõe a existência das coisas? Por que ele é chamado Monista? Qual o principal argumento ele utiliza para sustentar sua posição?

Supõe por meio de que a causa fundamental obriga por meio de uma força a mudança das coisas. Porque ele acreditava que mesmo as coisas mudarem aparentemente existia uma força maior que faziam guardar semelhanças consigo mesmo ou com seus semelhantes, ou seja, uma causa fundamental as obrigava a permanecerem imutáveis.

O PROBLEMA DO CONHECER:

Como Parmênides acredita que podemos conhecer as coisas? Por que as impressões recebidas pelos sentidos devem ser ignoradas?

Podemos conhecer as coisas por meio desse aspecto que permanece imutável chamado de essência. Porque tudo que indicamos com os sentidos é mutável(aparência), só podemos acessar a essência por meio da razão.

6) SOFISTAS

O PROBLEMA DO CONHECER:

De um modo geral, qual a posição dos sofistas sobre a possibilidade do homem conhecer as coisas? Porque eles supõe que as escolhas devam se basear no consenso, na força da argumentação e não exatamente na verdade?

Não havia possibilidade de distinguir a essência da aparência, então todas as decisões da vida prática deveriam ser tomadas com base na persuasão usando da retorica e dialética nos seus discursos. Porque primeiro tinham que convencer o povo de que a sua tese era verdadeira sem se preocupar se era verdadeira ou falsa, isso estava em segundo plano. Todas as suas justificativas eram verdadeiras, pois não sabiam separar a essência da aparência.

7) SÓCRATES

O PROBLEMA DO SER:

Em que sentido podemos dizer que Sócrates recupera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com