TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia - Pensamento Filosofico E Mito

Exames: Filosofia - Pensamento Filosofico E Mito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?

A filosofia surgiu no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, dependeu de contribuições da sabedoria oriental e da sabedoria de civilizações que antecederam a grega, tendo essa sabedoria recebido mudanças de tanta qualidade por parte dos gregos, que dão uma ideia de originalidade grega.

O mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, é uma narrativa feita em público, baseada portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. E essa autoridade vem do fato de que ele testemunhou diretamente o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem testemunhou os acontecimentos. O pensamento filosófico é uma cosmologia, uma explicação racional sobre a origem do mundo e sobre as causas das transformações e repetições das coisas.

Existe a tese “orientalista”, na qual entende-se que dependeu da sabedoria oriental (egípcios, assírios, persas, caldeus, babilônios) e da sabedoria de civilizações que antecederam à grega, na região que, antes de ser a Grécia ou a Hélade, abrigara as civilizações de Creta, Minos, Tirento e Micenas. Existe a tese do “milagre grego”, que defende que a Filosofia surgiu inesperada e espantosamente na Grécia, sem que nada anterior a preparasse, que a Filosofia grega foi um acontecimento espontâneo, único e sem par, como é próprio de um milagre e que os gregos foram um povo excepcional, sem nenhum outro semelhante a eles, nem antes e nem depois deles, e por isso somente eles poderiam ter sido capazes de criar a Filosofia, como foram os únicos a criar as ciências e a dar às artes uma elevação que nenhum outro povo conseguiu, nem antes e nem depois deles. Porém a tese mas aceitável é a que defende a correção do exagero das duas teses anteriores, e explica que a Filosofia tem dívidas com a sabedoria dos orientais e que os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até pareceria terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com