TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Politica

Casos: Filosofia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

A atividade a seguir foi dividida em duas partes. A primeira deve ser exposta na ferramenta Exposição e enviada para o professor. A segunda parte deve ser encaminhada diretamente para o professor pelo arquivo da AD. Ambas devem ser enviadas para o professor via ferramenta Avaliação.

Leia o trecho a seguir:

Para ser imparcial, ambos os ditos são certos - que o homem é um deus para o homem, e que o homem é lobo do homem.

(HOBBES, Thomas. Do cidadão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002, p. 3)

Parte I - (5 pontos)

a) Faça uma pesquisa na internet sobre as concepções de natureza humana em Maquiavel, Hobbes e Locke, e escreva um texto analisando a relação entre a natureza humana nestes autores citados e as implicações em suas respectivas concepções de vida em sociedade (em Hobbes e Locke, leia-se relação entre a natureza humana e suas concepções de Estado). Publique seu texto analítico na ferramenta Exposição.

Orientações para elaboração do texto:

- Texto dissertativo entre 15 e 25 linhas.

- Referência de acordo com as normas da ABNT.

- Domínio dos conceitos utilizados, nos respectivos autores base.

b) Na sequência, transfira o seu texto publicado na Ferramenta Exposição para o arquivo da AD a ser enviado para o professor.

Coloque aqui seu texto:

Natureza humana

Existem varias concepções sobre a natureza humana, para o autor Maquiavel a natureza humana seria uma coisa ruim onde os seres humanos querem adquirir os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. Sendo assim a natureza humana também não se alteraria ao longo da história41 fazendo com que seus contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa e de outras civilizações servissem de exemplo.

Já Hobbes nos mostra que no estado de natureza os homens podem todas as coisas, utilizando-se de todos os meios para atingi-las, Hobbes acredita que todos os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado.

Já segundo Locke a natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos têm em comum. De acordo com a ciência moderna a natureza humana é a parte do comportamento humano que se acredita que seja normal e/ou invariável através de longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados.

Referencias

http://www.filosofogrego.com.br <acesso em 01/09/2014>.

http://www.brasilescola.com/filosofia/maquiavel-seu-pensamento-politico<acesso em 01/09/2014>.

Parte II - (5 pontos)

c) Escolha uma das atividades exposta na Ferramenta Exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com