TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Politica

Dissertações: Filosofia Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 6

Que é Filosofia? A Filosofia é uma proposta de meditação e leitura crítica da realidade, uma tentativa de obtenção de um conhecimento global e totalizante do homem no mundo, dentro de uma fundamentação racional, um saber que se preocupa com as origens, causas, forma e conteúdo dos valores éticos, políticos.

Qual é o significado etimológico do termo Filosofia? A palavra filosofia vem do grego phílos + sophía, onde phílos tem a ver com filiação, amizade, e sophia designa sabedoria. Considerando exclusivamente a etimologia do termo filosofia, o que se obtém é que o filósofo é amigo da sabedoria, está filiado à empresa que busca a sabedoria, procura o conhecimento,o saber verdadeiro, o amor pela sabedoria.

O que se entende por reflexão crítica da realidade? Como método de trabalho, a Filosofia pode desenvolver uma maior capacidade de crítica do conhecimento, da escola, da sociedade e das relações humanas através de momentos privilegiados de debate em sala de aula. O contato com teorias contraditórias através de leituras e interpretações propicia um “novo olhar” para o mundo, entendendo que a “verdade” não é privilégio de um indivíduo ou de um grupo social, mas que sua busca depende da interlocução de sujeitos que se colocam na condição de pesquisadores, conscientes de que não conquistarão o conhecimento definitivamente, mas que, até por isso, estão dispostos a continuar procurando através de muito estudo e debate.

A filosofia nasceu da passagem da narrativa mítica à racional

Qual a sua utilidade?

“Está no fato de que, por meio da reflexão, a filosofia nos permite ter mais de uma dimensão, além da que é dada pelo agir imediato no qual o ‘indivíduo prático’ se encontra mergulhado. É a filosofia que dá o distanciamento para a avaliação dos fundamentos dos atos humanos e dos fins que eles se destinam. (...) Portanto, a filosofia é a possibilidade de transcendência humana, ou seja, a capacidade de superar a situação dada e não-escolhida. (...) A filosofia impede a estagnação”(ARANHA; MARTINS, 2003, p. 91 – grifos das autoras)

Qual a sua contribuição?

“Por conseguinte, a contribuição específica da filosofia que se coloca ao serviço da liberdade, de todas as liberdades, é a de minar, pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia, as instituições repressivas e simplificadoras [da vida]” (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 91 ).

O que diferencia a filosofia de outras disciplinas?

“Embora a filosofia de fato tenha suas próprias áreas de pesquisa, uma das suas características mais distintivas não é tanto o que se estuda, mas como se estuda – e é isso que faz a experiência de estudar filosofia bastante diferente da experiência de estudar qualquer outra disciplina (...).

O que diferencia a filosofia de outras disciplinas?

(...) Na filosofia aprendemos a identificar e a pensar com cuidado sobre nossas mais simples ideias e teorias – aquelas que sustentam toda a busca pelo conhecimento que fazemos em outras áreas.

(...) Buscamos examinar o que está por trás de nossas preocupações cotidianas, os sistemas e as estruturas que sustentam nosso pensamento (e que em geral sequer percebemos), bem como testar sua solidez” (SAUNDERS et al, 2009, p. 9).

Quais são as áreas de estudo da Filosofia?

• Metafísica - estudo do Ser – Em Aristóteles, a metafísica ou ontologia designa a filosofia primeira, ou seja, a filosofia que procura os princípios e as causas primeiras e que estuda o ser enquanto ser. O conhecimento dos princípios. Doutrina filosófica que, partindo do real e da experiência, procura sua explicação racional, culminando em realidades absolutas e transcendentes (REZENDE, 1992, p. 252)

• Lógica - estudo das regras do raciocínio - Ciência que estuda a estrutura e o modo de operar do nosso pensamento, através de uma investigação sobre as categorias e princípios que utilizamos.

Teoria do Conhecimento - estuda o conhecimento em geral – disciplina filosófica que visa estudar os problemas levantados pelo sujeito cognoscente e o objeto conhecido

• Filosofia Prática - estudos sobre a ética, moral e política – disciplina filosófica que realiza estudos sobre princípios éticos, a vida moral e sobre os fundamentos do direito e legitimidade do poder.

Estética - estudo do belo e da arte - (gr. aisthetikós, de aisthanesthai: perceber, sentir) Um dos ramos tradicionais do ensino da filosofia. O termo "estética" foi criado por Baumgarten (séc. XVIII) para designar o estudo da sensação, "a ciência do belo", referindo-se a empina do gosto subjetivo, àquilo que agrada aos sentidos, mas elaborando uma ontologia do belo

Qual a origem da Filosofia?

Segundo Alberto Alonso Muñoz (2008, p. 56), a filosofia nasceu grega e isso significa afirmar que nasceu na região geográfica da Hélade, por volta do séc. VI a. C., numa época marcada por transformações sociais, nas ilhas da Ásia Menor e numa região do sul da Itália denominada Magna Grécia.

Muitos autores observam que seu advento marca a passagem da narrativa mítica, presente em todas as culturas para descrever a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com