TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Sua pergunta

Seminário: Filosofia Sua pergunta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  243 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

Questão 1 (4,0 pontos)

Tales de Mileto é considerado o pensador que inaugura a Filosofia. Ao analisar a postura deste filósofo, em função do conteúdo estudado no livro didático de Filosofia, é possível perceber a aplicação da autonomia, da reflexão, da crítica e da criatividade.

Considerando tal tese, explique como a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade se fazem presentes na postura de Tales. Desenvolva sua resposta em no mínimo 10 e máximo de 15 linhas.

A autonomia se mostra presente nos pensamentos de Tales quando ele elaborou a tese de como se originou a vida, com pensamentos individualistas. Tales tinha uma inquietação muito grande em como se originou tudo inclusive seus pensamentos.

Os questionamentos de Tales o levaram a criar uma tese, quando ele diz que tudo e todos se originaram a partir da água.

Questão 2 (2,0 pontos)

A Lógica atenta-nos para a importância do raciocínio válido, aquele que é fundamental para estabelecermos relações claras, sistemáticas e rigorosas. Considerando a dedução e a indução como tipos básicos de raciocínios válidos, proponha uma dedução que aborde sua vida como acadêmico(a) e uma indução que aborde sua vida como futuro(a) profissional.

a) Primeiro raciocínio válido - dedução (âmbito acadêmico)

b) Segundo raciocínio válido - indução (âmbito profissional)

Questão 3 (4,0 pontos)

Você estudou que há diversas formas de conhecimento e que estes podem ser distintos como: filosófico, científico, religioso e senso comum. Considerando tal distinção apresente três características pertinentes a cada um destes conhecimentos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com