TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia como fundamento do mundo moderno

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que significa a filosofia ser o “fundamento do mundo moderno”? Disserte

e aponte exemplos.

É fato que a filosofia é o fundamento do mundo moderno, tudo o que temos hoje, tudo o que conquistamos hoje, como por exemplo: as altas tecnologias, conhecimentos científicos que nos proporcionam a cura para doenças, e até mesmo lá nos primórdios da humanidade, onde os filósofos questionavam a origem do universo, tiveram como base a filosofia. Pois as pessoas não aceitaram imediatamente que não tínhamos uma cura para certa doença, por exemplo, e sim foram indagando e buscando respostas para certa incógnita. Isso é capaz de nos mostrar que a filosofia está presente no nosso cotidiano, nós somos capazes de rejeitar o senso comum, os pré-conceitos, e isso é fundamental para termos uma vida filosófica, pois como podemos viver sem analisar, refletir e criticar o mundo que nos rodeia? E mais que isso, efetuar o movimento de volta sobre si mesmo?

A filosofia pode ser considerada a base do mundo, pois se pararmos para refletir, o que seria da humanidade se não houvéssemos nossos direitos? E se não houvesse as leis? Tudo o que nos cerca teve como base a filosofia.

2) Como se pode definir ética e moral? Qual a relação entre essas duas categorias filosóficas?

A ética trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual, ou seja, é onde o individuo reflete sobre si mesmo e sobre os outros, a ética não faz julgamento, apenas reflete. Esta também pode ser considerada como um tipo de postura, que equivale ao modo de ser do individuo, à natureza da ação humana. A ética também é vista como um conjunto de princípios e valores morais. Um ramo da filosofia que estuda a moral é a própria ética, pois ela reflete e questiona sobre as regras morais, tentando procurar fundamentação e razão nas regras morais. E o que seria moral? A moral parte do pressuposto “O que os outros esperam de mim?”, ou seja, a moral constitui uma sociedade com normas que rege as regras sobre como o outro deve se comportar. De fato, a ideia de justiça não está associada a moral, porém, quando se fala de moral depende-se muito do lugar onde está, pois a moral é fruto de um padrão cultural, e cultura é variável. Então se pode concluir que a ética engloba tipos de comportamentos, sejam eles considerados corretos ou incorretos, já a moral estabelece as regras que permitem determinar se o comportamento é correto ou não. A finalidade da ética e da moral é bastante semelhante, pois ambas são responsáveis por construir as bases que guiarão a conduta do homem, determinando o seu caráter e a sua forma de se comportar em determinada sociedade.

3) Segundo Max Weber, há influencias de certas ideias religiosas no desenvolvimento de um espirito econômico ou o ethos de um sistema econômico. Com base no texto do autor e das discussões em sala, aponte e disserte a conexão entre espirito do capitalismo ocidental e a ética protestante.

O capitalismo ocidental tem sua busca pelo lucro de forma balanceada, é um lucro renovado, entre outras características apontadas por Weber.

Max Weber notou que a maioria dos homens de negocio eram protestantes, eles estavam em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com