TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia de palavras

Seminário: Filosofia de palavras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. Atribui ao filósofo grego Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia, para o filósofo a sabedoria plena cabia aos deuses, mas o homem poderia deseja-la ou amá-la. Para ele o filósofo é movido pelo desejo de saber, de buscar avaliar e julgar as coisas, as ações, a vida.

Segundo o filósofo, a essência, o princípio essencial de que são compostas todas as coisas, é o número, ou seja, as relações matemáticas. Os pitagóricos, não distinguindo ainda bem forma, lei e matéria, substância das coisas, consideraram o número como sendo a união de um e outro elemento. Da racional concepção de que tudo é regulado segundo relações numéricas, passa-se à visão fantástica de que o número seja a essência das coisas.

Podemos dizer que filosofia se constitui em um modo de pensar, de exprimir nossos pensamentos e concepções que surge com os gregos, através da filosofia foi instituído ao Ocidente Europeu as bases e os princípios do que chamamos de razão, racionalidade, ciência, ética, política técnica, arte. E em decorrência da colonização portuguesa do Brasil, sua influencia está muito presente em nossa cultura.

Podendo ser destacado as principais contribuições, a lei da gravitação universal de Isaac Newton, as leis geométricas do triângulo e do círculo. A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. A ideia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso. E muitas outras foram às contribuições.

Mas acredito ser uma das fundamentais a que considera os seres humanos como um ser capazes de agir e pensar, de construir valores e princípios que dão sentido a sua existência e a suas ações. A filosofia surge quando o homem passa a questionar, e indagar e buscar respostas para seus questionamentos, quando ele passa a questionar o que está imposto, quando ele passa ir à busca de uma verdade. Através do uso da razão procura dar sentido a vida e explicar os acontecimentos e as ações humanas.

Portanto, a filosofia surge quando o homem insatisfeito com as explicações que as tradições religiosas lhes davam, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando ao mundo que os acontecimentos e ações humanas podiam ser conhecidos pela razão, e que a própria razão era capaz de conhecer a si mesma. Que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso, que precisasse ser revelado por divindades a alguns escolhidos, mas, podia ser conhecida através da razão que é a mesma em todos.

Podemos dizer que cada indivíduo tem tendência em fazer suas certas ideias e opiniões que norteiam a sua maneira prosseguir, para julgar, avaliar pessoas e fatos e que dá de algum modo um sentido a sua vida, essa concepção constitui em sua “filosofia”, ou seja, certa maneira de viver, um estilo de vida, por isso pode-se dizer que a filosofia é um grande elemento na vida de cada um de nós. Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com