TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê De Filosofia

Trabalho Escolar: Dossiê De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  3.598 Palavras (15 Páginas)  •  735 Visualizações

Página 1 de 15

O HOMEM

 Questões obrigatórias para o dossiê:

1. Afinal o que é filosofia?

Segundo Horkhermer (1940), a filosofia, ao contrário de outras disciplinas, não tem campo de atividade rigidamente estabelecido dentro do ordenamento existente. Esse ordenamento de vida, com sua hierarquia de valores, constitui um problema em si mesmo para a filosofia. Se a ciência pode ainda chegar a dados estabelecidos que lhe assinalam o caminho, a filosofia, ao contrário, deve sempre confiar em si mesma, em sua atividade crítica e teórica. A filosofia não aceita uma afirmação do tipo “porque sim”, pois qualquer afirmação é questionada criticamente. A filosofia é um desafio ao óbvio, ao pensamento, ao conhecimento do “senso comum”. O senso comum revela-se frequentemente pela imprecisão de conceitos vagos, sem rigor, por meio da incoerência de conceitos contraditórios, soltos ou estudados sem o rigor crítico.

“É a filosofia que questiona todos os fenômenos de dominação, em todos os níveis e sob qualquer forma em que se apresentem...”

(FOUCAULT, Michel. Lá ética del cuidado de si como práctica de la liberdad)

2. O que é o homem?

O homem é um ser que fala e se expressa por meio de muitas linguagens como, por exemplo: a escrita; A Arte: teatro, pintura, escultura; e muitas outras. A palavra encontra-se no limiar do universo humano, pois caracteriza fundamentalmente o homem e o distingue do animal. Poderíamos dizer, porém, que os animais também têm linguagem, entretanto a natureza dessa comunicação não se compara à revolução que a linguagem humana provoca na relação do homem com o mundo. O mundo resultante da ação humana é um mundo que não podemos chamar de natural, pois se encontra transformado pelo homem.

3. O que é cultura?

A cultura é um processo que caracteriza o homem como um ser em constante mutação, um ser que transforma que se faz à medida que transcende, que ultrapassa a própria experiência. O mundo cultural é um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra o mundo de valores dados, no qual vai se situar. Por exemplo, a língua que aprende, a maneira de se alimentar, o jeito de sentar, andar, correr, brincar, as relações familiares; tudo, enfim, encontra-se codificado.

4. O que é trabalho?

A etimologia da palavra trabalho vem do vocábulo latino tripaliare, do substantivo alitripum, aparelho de tortura, formado por três paus, ao qual eram atados os condenados; também servia para manter presos os animais difíceis de ferrar. Daí a associação do trabalho com tortura, sofrimento, pena, labuta (ARANHA. M; MARTINS, 1995, p. 9).

Trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática. O trabalho realiza-se como atividade coletiva. Além de transformar a natureza, humanizando-a, o trabalho transforma o próprio homem.

5. Que influências tem o trabalho dentro de uma cultura?

Por meio do trabalho, o homem se autoproduz, isto é, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; pois relaciona-se com os companheiros; impõe-se uma disciplina. Logo, o homem não permanece o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo .

6. O que se entende por alienação?

Trata-se de uma inversão, porque aquilo que é inerte (a coisa, o produto) passa a “ter vida” e o que tem vida (homem) se transforma em “coisa”. Logo, configura-se o que chamamos alienado.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Explique as relações entre homem, trabalho, técnica e alienação.

O trabalho estabelece a relação dialética entre a teoria e a prática, pela qual uma não pode existir sem a outra. Ou seja, através do trabalho o “homem” coloca suas teorias em prática. O trabalho alienado é condição de desumanização. O desenvolvimento acelerado da técnica cria o mito do progresso, com essa crença, tudo tende ao aperfeiçoamento, mediante a atualização de potencialidades que se encontram em estado latente. Tudo evolui para melhor, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia faria só acelerar esse processo. O mundo da produção, assim configurado, leva fatalmente à tecnocracia, que significa o domínio dos técnicos e da técnica. A relação entre homem, trabalho, técnica e alienação é o progresso moral, o ser humano e a vida na Terra.

2. Qual a influência da técnica na ciência e sociedade.

A valorização da técnica altera a concepção de ciência, as transformações das técnicas alteram as relações sociais. Pensar e agir são inseparáveis, isto é, o homem é um ser técnico, porque tem consciência; e tem consciência, porque é capaz de agir e de transformar a realidade. As transformações das técnicas e das ciências contribuem para modificar as representações que o homem faz de si mesmo. Por exemplo, o que significou o advento da escrita, da imprensa ou, no nosso século, o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.

3. Faça uma síntese histórica do trabalho.

Na antiguidade todo trabalho manual era desvalorizado por ser feito por escravos, enquanto a atividade teórica, considerada a mais digna do homem, representava a essência fundamental de todo o ser racional. Na Idade Média, Santo Tomás de Aquino procura reabilitar o trabalho manual, dizendo que todos os trabalhos se equivalem.

Na Idade Moderna, a situação começou a se alterar: o crescente interesse pelas artes mecânicas e pelo trabalho em geral justificava-se pela ascensão dos burgueses, a burguesia nascente procurava novos mercados e havia necessidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com