TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia problema

Exam: Filosofia problema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Exam  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

SEMANA 01

Resposta da questão 01:

É a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas que tem como principal características a reflexão, a análise e a própria crítica. (Marilena Chauí).

Resposta da questão 02:

Serve para abandonar a ingenuidade e os preconceitos não se deixar guiar pela submissão, compreender a significação do mundo e de tudo que nele ocorre. Assim como para nos deixar consciente de nós mesmos e nossas ações. (Marilena Chauí).

Resposta da questão 03:

Deixar na folha de questão.

1. Que é Filosofia?

RESPOSTA:

A filosofia é uma atividade, é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A atividade dos filósofos é, tipicamente, argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também analisam e clarificam conceitos.

2. Qual a utilidade da filosofia hoje?

RESPOSTA:

A Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.

A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje

3. Pesquise e traga para sala de aula uma reportagem sobre a importância da filosofia nos dias atuais.

Xenofobia na europa: Os padrões atuais de migração internacional.

Casos xenofóbicos têm tido repercussão internacional. As mortes por motivo de xenofobia têm se tornado pauta de agências nacionais e supranacionais, as quais buscam reprimir esse tipo de intolerância social. Mas por que a xenofobia tem aumentado? Por que na Europa?

Em 2008, foi constatado na Rússia que provavelmente 300 pessoas (em cinco anos) foram mortas por ataques xenofóbicos. Recentemente, os dois filhos de uma advogada sofreram seguidas agressões verbais e físicas de alunos da escola em que estudavam, na Espanha, por serem brasileiros. Em julho de 2011, aproximadamente 80 pessoas morreram em uma explosão de bomba e fuzilamento, realizados por um extremista político com motivos xenofóbicos, na Noruega.

Homofobia e preconceito religioso

A Secretaria Estadual de Educação de Roraima investiga a acusação de um estudante de 17 anos que afirma ter sido ridicularizado por uma professora e pelo diretor da escola por ser homossexual e adepto do candomblé.

O caso ocorreu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com