TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia problemas

Exam: Filosofia problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  Exam  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 6

Questões

01. Proponha duas relações possíveis e coerentes entre o conteúdo do texto “Todo Mundo Tem Razão?” e as temáticas do componente curricular Filosofia. Cite as duas relações que você identificou, escolha uma dentre elas e explique-a de acordo com os conhecimentos propostos nas Aulas de Filosofia.

02. Explique a afirmação abaixo e identifique um trecho e/ou situação do texto “Todo Mundo Tem Razão?” que exemplifique a afirmação a seguir.

Afirmação: Muitos são os pontos de encontro entre cultura e moral.

03. Por qual motivo a atenção às características da reflexão filosófica (radical, rigorosa e de conjunto) favorece ao entendimento do conteúdo proposto pelo texto “Todo Mundo tem Razão?”

04. No texto “Todo Mundo Tem Razão?” alguns amigos iniciam um diálogo para o qual não irão constar resoluções absolutas que encerrem a temática. Assim como na proposta do referido texto, também a atitude filosófica está relacionada à capacidade de busca pelo saber sem que as afirmações já existentes esgotem as possibilidades de novas inquietações e de novos saberes. Nessa perspectiva, explique em que consistem as duas características fundamentais da atitude filosófica e relacione essa atitude ao seu cotidiano.

05. Qual o significado e quais características da Ideologia que a aproxima dos processos de dominação social? Justifique sua resposta.

06. Escolha um dentre os temas abaixo e elabore uma explicação sobre o tema escolhido. Observação: identifique na sua resposta o título de tema escolhido.

 A atualidade da maiêutica socrática

 Ética e moral: aproximações e distinções

 Conhecimento e relação com o saber

 Pensamento filosófico no Medievo

 Pensamento filosófico na Modernidade

 Pensamento filosófico contemporâneo

Para questões 7 e 8

Tendo por fundamento o estudo das Aulas de Filosofia, analise a imagem ao lado e atenda às questões 07 e 08. Importa que a escrita sobre a imagem esteja associada às temáticas de Filosofia, bem como atenta aos critérios desta Avaliação.

Imagem disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro: Anticonsumismo.JPG>. Acesso em: 26 fev 2013.

07. Explique o significado de neofilia e relacione-o a mensagem proposta pela imagem acima.

Pontuação: de zero a 1,0 tanto no prazo oficial quanto no prazo estendido

08. De que modo a postura filosófica pode contribuir para a superação de processos tais como o ilustrado pela imagem acima?

Resposta da questão 01: O texto: “Todo Mundo tem razão?” aborda duas relações possíveis abordadas no componente curricular Filosofia: a atitude filosófica negativa e a positiva.

A atitude filosófica negativa nega os pré-conceitos expostos e estabelecidos, não aceita como verdadeiros os preceitos postos como forma de dominação social, podemos perceber no trecho do texto: “...reconhecer que, de fato, não existe nada que se possa chamar de valor universal. Cada povo tem a sua cultura e elas não são nem  melhores, nem piores entre si – são apenas diferentes”.

Resposta da questão 02: A afirmativa: Muitos são os pontos de encontro  entre cultura e moral, nos faz pensar que, tendo em vista que a finalidade da moral é regular o comportamento tanto individual quanto o social; em âmbito individual está relacionada ao modo de ser, de pensar e agir, e este modo de agir é refletido de forma social, ou seja, a comunidade dita as normas que serão seguidas, estas normas constituem-se a cultura social ou local em que a pessoa habita.

O trecho  do texto que exemplifica a afirmativa acima é: “Viver num mundo pós-moderno é ter que admitir que suas certezas mais intimas não passam de princípios pessoais ou da sua cultura que valem tanto quanto os de qualquer outra pessoa, por mais exóticos e intragáveis que eles lhe pareçam”

Resposta da questão 03: Porque as três fornecem subsídios para entendermos o texto em sua plenitude, a radical permite explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir, ou seja, a origem de cada pensamento, a rigorosa apoia-se na argumentação coerente entre as partes e a de conjunto, colabora na visão de um “todo”, ou seja, analisa as mais diversas formas da ação e entendimento humano.

Resposta da questão 04: A atitude filosófica apresenta as características fundamentais de negativa e positiva. A primeira nega os pré-conceitos expostos e estabelecidos, não aceita como verdadeiros os preceitos postos como forma de dominação social, já a positiva é o resultado do questionamento desses preceitos ou pré-conceitos, ou seja, é a proposição de novos olhares, de novas ressignificações, de novas formas de comportamento. Na minha vida de estudante, a atitude filosófica de cunho negativo tem proporcionado o meu crescimento profissional e social, pois a medida que volto o pensamento e a reflexão de tudo o que está a minha volta e não aceito o juízo de que o “certo é o certo” e o errado é o errado” mas, sim, posso optar nas  minhas escolhas e as suas consequências, e ao mesmo tempo, proponho novas nuances e novos significados, positivamente assumo a atitude filosófica. 

Resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com