TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia problemas

Seminário: Filosofia problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  Seminário  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação à distância (AD)

Disciplina: Filosofia

Curso: Ciências Aeronáuticas

Data: 10/08/2012

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Considere a situação em que você está em uma roda de amigos e, de repente, o assunto é sobre a Filosofia. Entre as diversas posições, as seguintes foram propostas:

- “A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...”.

- “A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...”.

Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 10 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao “desequilibrado” e oposto ao “inútil”. (3,0 pontos)

A Filosofia é um saber amplo que estimula o ordenamento, análise e julgamento de nossas ideias, pensamentos e, também, atitudes, como quando, por exemplo, agimos moralmente ou não em questões onde temos que escolher sobre o que é certo ou errado. E, justamente por ser tão ampla e estar presente em nosso cotidiano, em questões que envolvem o raciocínio, a Ética e a busca pela compreensão de quem nós somos, é que a Filosofia é tão importante, pois, nos ajuda a compreender as coisas ao nosso redor, a sermos seres autônomos; pensantes em sua essência, lógicos e coerentes em seus raciocínios, críticos das informações que nos são apresentadas, éticos por conceitos e atitudes, e criativos, quando da busca por soluções ainda não apresentadas para os problemas e questionamentos da ciência e das nossas vidas.

2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:

a) “Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...”.

b) “Suas premissas carecem de informações pertinentes...”.

Considerando os ditos “a” e “b” CORRETOS, argumente de forma fundamentada em no máximo 15 linhas, sobre como superar o diagnóstico apresentado, raciocinando de modo correto e adequado. (3,5 pontos)

Para que as proposições preferidas sejam consideradas fundamentadas, teremos que fomentar previamente o público com novas informações, que sirvam de subsídio, embasamento ou até mesmo como prova para relacionarmos, de forma lógica e válida, esses elementos, premissas, com o raciocínio a que pretendemos chegar. Para tanto, devemos ainda destinar atenção especial para a relação de consequência entre esses dados agora apresentados e o que se demonstrou como conclusão das proposições deste discurso, com a finalidade de demonstrar a coesão existente entre o que se apresentou como base de informação e o conhecimento deduzido ou induzido na conclusão.

3. A humanidade, a grosso modo, em seu estágio atual, conseguiu avançar em vários aspectos quando comparada à humanidade da Antiguidade, por exemplo, em relação à escravidão, acesso à formação, à informação etc. Contudo, precisamos reconhecer que ainda há muito para avançar, à medida que presenciamos ou tomamos conhecimento de comportamentos de intolerância, no âmbito familiar, profissional, social etc.

Considerando a intolerância inaceitável, argumente em no máximo 15 linhas, sobre como a Ética pode contribuir para cultivar a Tolerância. (3,5 pontos)

A Ética se configura pela análise do comportamento humano, sobre o que é certo ou errado, sobre o que é justo ou injusto, enfim, sobre o que consideramos como moral ou imoral. Partindo desse pressuposto, os valores que atribuímos para determinadas práticas são fundamentais para a felicidade do indivíduo, assim como para o bom convívio em sociedade. O ser crítico e conhecedor das coisas age de forma consciente, procura desenvolver suas opiniões acerca das problemáticas e dilemas que lhes são apresentados durante a vida, formam a partir de seus conhecimentos prévios, normativos e empíricos, um conceito sobre o que lhes cerca, procurando sempre diferenciar o certo do errado. Em contrapartida, o ser alienado, acrítico, é preconceituoso, no sentido literal da palavra, pois este toma como verdade uma opinião pronta, de outrem, podendo ser de massa ou não, sem antes mesmo analisar se aquela informação condiz de fato com a realidade, tornando-se racionalmente intolerante. Isso posto, podemos perceber que as sociedades em geral, condenam moralmente quem faz juízo antecipado, quem é intolerante, quem se utiliza de conceitos pré-concebidos. Quem tem como base a Ética pode e deve ser um ser mais racional, crítico e tolerante.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »