TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finalidade Da Existencia Humana

Monografias: Finalidade Da Existencia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  1.084 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA 1ºSEM

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

LUCAS SANTOS RIBEIRO

QUAL A FINALIDADE DA EXISTÊNCIA HUMANA? QUAL O SENTIDO DA VIDA, DO ESTUDO UNIVERSITÁRIO E DA CIÊNCIA?

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP

2013

A compreensão da existência humana está vinculada à idéia de pessoa. O conceito de pessoa esteve sempre presente; os pensadores gregos identificaram no ser do homem duas categorias ou dimensões: o corpo e a alma, o espírito e a matéria.

Vários filósofos criaram inúmeras teorias. Temos como exemplo Camus onde defende que “A existência é absurda uma vez que não tem um sentido”, e a morte torna qualquer sentido absurdo. Já para Epicuro “A existência apresenta um sentido, ao alcance da felicidade”, onde a felicidade diz respeito ao conjunto de toda a nossa vida.

Há estudiosos que acreditam que o sentido da existência humana é atingir o auge intelectual. É onde entra a ciência e o estudo que tem como essência adquirir conhecimento baseado no método científico através de pesquisas, onde, descobre, aumenta e transforma o conhecimento humano.

Em resposta Cristã, a existência humana é justificada pela busca da plenitude no amor.

Todas as filosofias procuram a explicação para a existência humana sendo que um ponto em comum é o fato do homem ser pensante, e a partir disso ser capaz de manipular o mundo em que vive. O Homem é complexo, pois é insatisfeito; é insatisfeito porque pensa e faz escolhas.

Essa complexidade da existência humana ocorre, entre outros, pelo fato de que o Homem sendo insatisfeito lança-se, constantemente, em novas experiências a fim de modificar o que o circunda. E modificando seu ambiente, modifica-se a si mesmo. Esse anseio em participar do mundo civilizado pode ser estimulado ou bloqueado no decorrer do processo de socialização pelo qual o Homem passa na sua escolarização.

A vocação profissional, que concretiza a existência humana e conduz a sistematização e evolução da ciência, é o chamado a ser você mesmo e a se realizar como pessoa, dando sentido a vida e oferecendo um caráter único de realização.

BIBLIOGRAFIA:

Disponível em: http://pandysalv.blogspot.com.br/2008/04/o-sentido-da-existencia-humana-segundo.html

Acesso em 14/04/2013

Disponível em: http://ocanto.esenviseu.net/11ano/unidade6.htm

Acesso em 14/04/2013

Disponível em: http://pt.wikipedia.org

Acesso em 14/04/2013

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com