TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Tese: Fisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  202 Visualizações

INTRODUÇÃO

Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre dois meios com concentrações diferentes de soluto, separados por uma membrana semipermeável (permite somente a passagem das moléculas de água). Neste processo, a água passa de um meio hipotônico (menor concentração de soluto) para um hipertônico (maior concentração de soluto). Na osmose, o processo se finaliza quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto (isotônico).

DESENVOLVIMENTO

No backer “A”, os vegetais que foram emersos em 250 ml de H2O, após 35 minutos verificou-se que foi absorvido 0,25 ml de H2O pelos vegetais, permanecendo subimerso dentro do backer.

Já no backer “B” os vegetais que foram emersos em 250ml de uma solução salina, após passar 35 minutos, verificou-se que, a quantidade de NaCl foi de 235ml. Nesse caso devido a densidade os vegetais ficaram na superfície.

CONCLUSÃO

Conclui-se que as células vegetais mergulhadas em um meio hipotônico, tende a absorver mais do que ceder água. Com isso a célula se enche por alcançar volume máximo porém não se rompe, criando a impressão de um balão.

Já nas células Plasmólisee quando a célula é inserida em meio hipertônico, a célula cede mais água que recebe, levando-a a um estado de aparência seca. Isso se deve ao fato de o vacúolo retrair-se, diminui de tamanho e acaba por arrastar o conteúdo do citoplasma (e por consequência o conteúdo do hialoplasma) e a membrana plasmática.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com