TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Homeostática

Dissertações: Fisiologia Homeostática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  2.065 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir: Explique o que é fisiologia e homeostasia.

Resposta:

-Fisiologia: refere-se ao funcionamento do organismo, em diversas áreas da saúde. Os campos mais importantes da fisiologia são Bioquímica, Biofísica, Biologia molecular, biomecânica, Farmacologia.

Resposta:

-Homeostasia: é a regulação essencial do corpo que levam a prevenção da constância quanto ás propriedades e á composição do meio interno do organismo onde nosso corpo apresenta muitos mecanismos de regulação que tem o objetivo de fazer com que o meio interno volte ao seu equilíbrio.

2 ) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Resposta:

*Ribossomos: São estruturas encontradas em todas as células mitocôndrias e cloroplastos denominados de organela citoplasmática, formada por RNA e proteínas.

*Função dos Ribossomos: bem pequenos os ribossomos, são de extrema importância para as células, pois realizam a síntese de proteínas, moléculas utilizadas na composição celular, onde podem ser encontrados sozinhos ou agrupados a molécula de RNAm formando o polirribossomos ou polissoma.

*Retículo endoplasmático rugoso e liso

Resposta:

*O Retículo Endoplasmático é praticamente um "organoide multiuso".

* Funções: tem a função de transporte de materiais substâncias pela célula e também o armazenamento destes materiais em dilatações como se fossem pequenos armazéns. Além disto, o retículo pode produzir substâncias, como certos lipídios, que são produzidos no retículo liso de células do ovário humano.

* Complexo de Golgi:

Resposta:

Encontra-se tanto nas células animais quanto nas células vegetais. Esta organela celular se localiza entre o retículo endoplasmático (RE) e a membrana plasmática, situa-se próximo do núcleo celular e é formado por unidades, os dictiossomos, que estão ligados entre si. Cada dictiossomo é composto por um conjunto de sacos ou cisternas discoides e aplanadas, cercadas de vesículas secretoras de diversos tamanhos.

*Função - mais importante do Complexo de Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.

*Lisossomo:

Resposta:

*Os lisossomos são caracterizados, não só por seu conteúdo enzimático, como por sua membrana envoltória única dentre as organelas: proteínas transportadoras contidas nessa membrana permitem que os produtos finais da digestão de macromoléculas.

* Função: a degradação de partículas vindas do meio extracelular, assim como a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos, objetivo é cumprido através da digestão.

*PEROXISSOMO:

Resposta:

Os peroxissomos catalisam as primeiras reações que

formam os plasmalogeno mais abundante de

fosfolipídios na bainha de mielina das células

nervosas).

*Função- de decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2), subproduto de reações bioquímicas, altamente tóxicas para a célula.

*Mitocôndria:

Resposta:

Mitocôndria é um dos organelas celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular.

*Função: A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a oxidação de ácidos graxos, o Krebs a Cadeia respiratória

3 ) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

Resposta: O líquido extracelular (LEC) é um líquido corporal que se encontra no exterior das células. É justamente neste líquido extracelular que ficam os íons e os nutrientes necessários para que as células mantenham vida. Enquanto prevalecer essas ambientes ações adequadas de oxigênio, glicose, aminoácidos, íons e outros, haverá vida celular. A diferença entre os líquidos intra e extracelular é que, no extracelular a quantidade de íons sódio, cloreto, bicarbonato, glicose, oxigênio, aminoácidos e ácidos graxos são constantes, além de grande quantidade de dióxido de carbono. Mecanismos especiais para o transporte dos íons através das membranas celulares mantêm essas diferenças.

O Líquido Intracelular:

Corresponde a 40% do peso corporal, ou seja, cerca de 28 litros em um adulto de 70 kg. O líquido intracelular dos diversos tipos celulares varia um pouco, por isso considera-se como um espaço intracelular único.

4 ) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte? Resposta:

OSMOSE: é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células, uma hemácia for mergulhada em uma solução hipertônica em relação ao seu citoplasma, ela perderá água por osmose e murchará. Esse fenômeno é chamado de plasmólise.

TRANSPORTE ATIVO: há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipotônico (menos concentrado) para o meio hipertônico (mais concentrado).

DIFUSÃO SIMPLES: passagem de íons e moléculas. Não há gasto de energia, pois o soluto vai do meio hipertônico para o meio hipotônico.

DIFUSÃO FACILITADA: é facilitada por moléculas transportadoras, denominadas "permeasses". O soluto vai do meio hipertônico para o meio hipotônico, sem gasto de energia, transporta: glicose.

5 ) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com