TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia Humana

Ensaios: Fisiologia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 8

Professor: RAPHAEL SICURO LEITE

Atividade no Portfólio

Explique o que é fisiologia e homeostasia.

Fisiologia é o estudo do funcionamento do corpo humano, das células aos tecidos, dos tecidos aos órgãos e destes aos sistemas. A fisiologia também estuda como o organismo como um todo realiza tarefas particulares essenciais para a vida.

Para que nosso organismo possa desempenhar todas as suas funções adequadamente, uma série de parâmetros devem ser mantidos em níveis aceitáveis. Por exemplo, a nossa temperatura deve ficar por volta dos 37 °C, pressão arterial em repouso deve estar a 80x120 mmHg, as concentrações sanguíneas de O2 eCO2 devem estar dentro de faixas normais. A este equilíbrio dinâmico dá-se o nome de Homeostase.

Homeostase é o equilíbrio dinâmico para manutenção da constância da composição do meio interno e das características básicas dentro de faixas normais. Existem vários mecanismos responsáveis pela manutenção da homeostase, podemos citar como mais importante o mecanismo de retroalimentação negativa. Quando uma das características básicas do sistema saem de faixas normais existem efetores que promovem seu retorno. Como por exemplo, quando há um aumento na pressão arterial, existem centros cerebrais que detectam este aumento e levam a reações que diminuem a pressão.

O Que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Os ribossomos são estruturas granulosas que contêm uma mistura de RNA (ácido ribonucleico) e proteínas. São responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula, São formados a partir de duas subunidades: uma maior e outra menor, originadas da combinação de ácido nucleico ribossomo.

O retículo endoplasmático são estruturas laminares que se interconectam. Na parte do retículo endoplasmático que contém ribossomos ele é denominada reticulo endoplasmático rugoso, ele é responsável pela síntese proteica. Já a parte do reticulo endoplasmático livre de ribossomo esta recebe o nome de reticulo endoplasmático liso é responsável pela síntese de substancias lipídicas.

O complexo de Golgi está presente em quase todas as células eucarióticas (núcleo centralizado), e é formado por várias bolsas achatadas, dispostas uma ao lado da outra. Essas bolsas servem para receber proteínas ribossomais em forma de vesículas, provenientes do retículo endoplasmático.

Os lisossomos são organelas presentes no citoplasma da grande maioria das células eucariontes. No interior dos lisossomos podemos encontrar grande quantidade de enzimas digestivas. Os lisossomos Fazem a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células,

Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco gorduras e aminoácidos converte o peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada (H2O2), e água e gás oxigênio. A água oxigenada se forma normalmente durante a degradação de gorduras e de aminoácidos, mas, em grande quantidade, pode causar lesões à célula, em suas vesículas contêm oxidase, que são de combinar íons de oxigênio(O2) com íons de hidrogênio

O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as

substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

A difusão simples representa o movimento continuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um processo passivo, sem gasto de energia, e a força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana, não necessita de moléculas carregadoras.

O resultado desse movimento é que as substâncias se movem do local em que se encontram em alta concentração, para um local de baixa concentração, ou seja, seu movimento ocorre a favor do gradiente de concentração.

Assim, a difusão facilitada é utilizada para transportar substâncias que, apesar de

seguirem seu gradiente de concentração, são naturalmente impermeáveis à membrana. Esse tipo de transporte difere dos que ocorrem, por exemplo, nos canais de água, citados anteriormente, pois o carreador ou transportador apresenta um sítio e ligação para o soluto que será transportado, a força motriz, assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto.

É a osmose que regula, em grande parte, o volume dos compartimentos líquidos do corpo. Esse mecanismo é muito importante nos organismos vivos, pois o conteúdo

Hídrico das células e tecidos representa um importante fator de manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, necessário à manutenção da homeostase nos seres vivo.

Neste processo, as substâncias são transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentração (contra o gradiente de concentração). Esse gradiente pode ser químico ou elétrico, como no transporte de íons. O transporte ativo age como uma “porta giratória”. A molécula a ser transportada liga-se à molécula transportadora (proteína da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molécula transportadora gira e libera a molécula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando à posição inicial. A bomba de sódio e potássio liga-se em um íon Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um íon K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrólise do ATP

.

Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

Nas fases do potencial d ação são: Despolarização, Repolarização e Hiperpolarização.

Na fase da despolarização estão com o potencial das membranas de -70 milivolts, onde está em repouso, antes do início do potencial de ação, diz-se que a membrana está polarizada com a chegada de um estimulo, que pode ser químico, mecânico, térmico, entre outros a membrana celular tornando permeável aos íons sódio, elas entra imediatamente a favor de um gradiente eletroquímico, devido uma entrada de sódio na célula, que são íons carregados positivamente, onde a polaridade é neutralizada.

Na Repolarização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com